Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

MIS/MS recebe a 1ª edição do Pantanal Film Festival em Campo Grande nesta segunda-feira

Festival faz parte da programação do Campão Cultural e terá exibição diária de filmes
Idaicy Solano -
Pantanal Film Festival estreia sua primeira edição no MIS/MS nessa segunda-feira (Divulgação, FCMS)

O MIS/MS (Museu da Imagem e do Som de ) vai receber a primeira edição do Film Festival a partir desta segunda-feira (24). O evento, que promete celebrar a diversidade e a riqueza da produção audiovisual do Estado, integra a programação do Campão Cultural. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A programação da inauguração, nesta segunda, inclui três documentários que celebram narrativas de memória, identidade e tradição e terá início às 18h. O primeiro filme da noite é “As Marias”, dirigido por Danon Lacerda. O documentário, com duração de 16 minutos, acompanha a vida de três irmãs trigêmeas que quebraram o silêncio e a invisibilidade imposta pela sociedade em , cidade próxima à fronteira com o Paraguai.

A narrativa é marcada pela obediência aos pais, à igreja e aos maridos. O filme foi selecionado em 39 festivais e premiado nove vezes, incluindo o título de Melhor Curta-Metragem Latino Americano no Festival Curta Cinema. A obra promove uma reflexão sobre liberdade e identidade.

Em seguida, será exibido “A Medalha do Meu Avô”, de Renan Braga. Com 17 minutos de duração, o curta parte de uma fotografia antiga para revelar uma história cheias de surpresas. Durante uma tarde na casa do bisavô, uma menina descobre uma medalha militar que a leva a desvendar uma operação secreta realizada décadas atrás, com o objetivo de conter um levante comunista na fronteira entre Brasil e Paraguai. A narrativa mistura memória familiar e história política, criando um diálogo entre o passado e o presente.

A noite se encerra com “Flores de Bálsamo”, dirigido por Lucas Miyahira. Com 16 minutos, o documentário acompanha a jornada de um jovem que, ao descobrir um antigo instrumento musical, mergulha nas tradições da Ilha de Okinawa. As histórias de seus bisavós, relembradas através da música, convidam o espectador a refletir sobre as relações entre som, memória e a continuidade cultural em meio às mudanças do tempo.

O evento é organizado pela Pantanal Film Commission, e vai até 5 de abril, com exibições diárias de 40 filmes que destacam a diversidade e a riqueza da produção audiovisual nacional e internacional. Além das sessões de cinema, o festival contará com palestras. 

A programação do festival conta com filmes que abrangem diferentes gêneros, estilos e temáticas. A curadoria também inclui obras que abordam questões sociais, culturais e históricas, proporcionando uma reflexão profunda sobre a sociedade contemporânea.

Já a palestra ‘Em Busca do Filme Perdido : um século de cinema na criação de uma obra em quadrinhos’, traz Cesar Gananian e Chico , autores da graphic novel ‘O Filme Perdido’, que vão apresentar o processo criativo ao longo dos dez anos de produção da HQ. O encontro acontece no dia 29 de março, às 16h no MIS. 

Programação

O Pantanal Film Festival terá sessões diárias exibidas no MIS-MS, com horários diversificados para atender a diferentes públicos. A programação completa pode ser acessada no site MS Cultural, com mais detalhes sobre os filmes e horários. O festival também contará com apresentação dos diretores em algumas exibições, para troca de ideias entre o público, diretores e produtores.

Para a coordenadora da Pantanal Film Commission, Ana Ostapenko, “esse é um momento muito importante para o cinema de MS, nunca se produziu tanto no nosso estado e o Pantanal Film Festival vem pra dar vazão e acesso à essas obras produzidas pelos cineastas do nosso estado, é um início da programação do MIS voltada para as produções regionais”.

Campão Cultural 

O Pantanal Film Festival integra o calendário de atrações do Campão Cultural, iniciativa que reúne diversas manifestações artísticas e culturais em Mato Grosso do Sul. 

O evento acontece em diferentes espaços de , como objetivo fortalecer a identidade cultural da região, promover o acesso à arte e fomentar a economia criativa. 

Além do cinema, o Campão Cultural traz uma programação de shows, exposições, oficinas e performances.

Serviço

  • Evento: Pantanal Film Festival
  • Data: 24 de março a 05 de abril de 2025
  • Local: Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul – Avenida Fernando Correa da Costa, 559, terceiro andar
  • Entrada: Gratuita
  • Para acessar a programação completa, com os filmes exibidos e horários, clique aqui.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

18º Festival América do Sul reunirá 96 atrações culturais gratuitas em Corumbá

fiscal oitiva frota ônibus

Frota sucateada e superlotação: Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros

Inteligência Artificial em MS

Governo cria grupo para coordenar plano de inteligência artificial

Nos últimos 5 anos, mais de 14 mil bebês foram registrados sem o nome do pai em MS

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

fiscal oitiva frota ônibus

Frota sucateada e superlotação: Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros

ex-coordenador apae

Justiça reconhece chance de fuga após aval do MPMS e mantém prisão de ex-coordenador da Apae

detran

Juiz define nova audiência para ouvir ex-servidor sobre fraudes com despachante no Detran-MS

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

A onda da sacola de pano ao redor do mundo

A sacola de pano está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo como alternativa às sacolas plásticas descartáveis, com foco na sustentabilidade e na redução da poluição. Esta tendência visa diminuir o uso de plásticos, que levam séculos para se decompor e poluem o meio ambiente, incluindo os oceanos. Em muitos locais, … Continued

Brasil

Imposto maior sobre os cigarros pode diminuir mortalidade infantil

Exposição ao tabaco, seja no útero ou de forma passiva na infância, causa ao menos 200 mil mortes anuais de crianças menores de 5 anos em todo o mundo

Polícia

Professor da UFMS condenado por estupro em festa acadêmica é afastado por mais 2 meses

Professor está afastado desde 12 de março, quando foi condenado a 8 anos de prisão pelo crime cometido em 2016

Brasil

Aliado de Tarcísio consegue assinaturas para pedir abertura da CPI do INSS na Alesp

CPI deve investigar casos que aconteceram apenas em São Paulo