Haters de Kako de Akishino, a princesa do Japão, se revoltaram ao descobrir detalhes da passagem de Sua Alteza Imperial por Campo Grande (MS), no início do mês de junho. Enquanto por aqui todas as ações da realeza encantaram o povo brasileiro, especialmente o fato dela ter viajado em um voo comercial, no Japão, nem todas as atitudes foram bem avaliadas.
💣Gosta de ler notícias polêmicas? Clique aqui e participe de canal no WhatsApp💣
O grande descontentamento pontuado nas manifestações e que têm gerado debate nas redes sociais é o atraso de Kako para o evento de recepção na associação nipo-brasileira da Capital. Na ocasião, a cerimônia de boas-vindas à princesa estava marcada para as 9h do dia 10 de junho. No entanto, Kako só apareceu às 10h25.
Rigorosos com a pontualidade, japoneses ficaram indignados ao saberem que Sua Alteza deixou os brasileiros “esperando” e manifestaram repúdio à atitude. Além disso, o fato de Kako ter comido sobá enquanto todos a aguardavam na AECN (Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira) tornou-se um agravante para seus conterrâneos.

Notícia chegou recentemente ao Japão e se espalhou na internet
Os comentários sobre o assunto começaram a surgir nas redes sociais no final da semana passada, quando um cidadão do Japão traduziu uma matéria do Jornal Midiamax e descobriu todos os detalhes da visita da representante da família imperial. Logo, outros japoneses também se desapontaram ao tomar conhecimento da impontualidade de Kako naquela data.
“A Princesa Kako chegou com uma hora e meia de atraso em Campo Grande, Brasil. O motivo foi que ela estava comendo macarrão sobá em uma sala privativa. E, mesmo tendo chegado ao local, ela estava em uma sala privativa diferente. Então ela perdeu a apresentação das crianças?”, questionou a publicação que deu início à discussão. Veja:

Imediatamente, uma chuva de críticas tomou conta do post. “Ela não se atrasou porque estava comendo macarrão sobá, né?”, questionou outro, após traduzir a mesma reportagem. “Colocar seu próprio apetite em primeiro lugar não é uma questão oficial”, detonou mais um. “Ela usou o sobá como desculpa, mas na verdade passou muito tempo ‘retocando (a maquiagem)’!”, disparou um terceiro.
Duras críticas à princesa
Leia a seguir mais comentários raivosos sobre a notícia de que a Princesa Kako comeu sobá em uma sala privada antes de ir ao evento:
“Macarrão sobá em vez da apresentação das crianças?! Não demora uma hora e meia para comer macarrão sobá, então ela deveria estar se maquiando. Ela sabia claramente que ia se atrasar”.
“Você está comendo macarrão sobá a trabalho? Por favor, pare de implorar por ele nos seus destinos de negócios. Se você for comer, calcule o horário. Acho errado fazer as pessoas esperarem até você terminar de comer o que quer quando já chegou ao seu destino”.
“Nossa, você se atrasou por causa do macarrão sobá…Você estava comendo macarrão sobá tranquilamente enquanto todos os outros estavam reunidos, preparados e esperando… Deve ter sido uma delícia!!”.
“Ela se comporta exatamente como a mãe”.
“Constrangedor, feio. O macarrão sobá não deve ser mastigado, mas sim engolido. Pode ser consumido em menos de cinco minutos. Mesmo com acompanhamentos, leva apenas 15 minutos. Será que ela adormeceu depois de comer o sobá? Na verdade, o sobá pode ter sido apenas uma desculpa, e seu verdadeiro propósito era tirar um cochilo. Um cômodo separado foi preparado para esse fim”.
“Ela diz que quer comer e manda fazer. Igualzinho a pai e filho! Eles são parecidos”. “Ela não passa de uma vergonha para o Japão!“. “Pare de brincar com nossos impostos”.
“Se isso for verdade, é uma vergonha para o Japão. Eles não estavam viajando sozinhos. Os japoneses são famosos por serem pontuais”.
“Que chatice. Se você quer comer sobá, por que não come quando voltar para casa? Comida brasileira já basta”. “É um desrespeito ao povo brasileiro e uma vergonha para a família real”.

Calma lá, não é bem assim
As reações acima destacadas mostram que, embora a impontualidade faça parte da cultura brasileira, o atraso da princesa seria algo imperdoável no Japão. Contudo, apesar da revolta expressada, os cidadãos em questão não levaram em conta o fato do sobá ter sido uma cortesia, um presente da Associação Nipo para Kako.
Antes de ir até o salão da recepção, Sua Alteza já se encontrava em outra área do local do evento naquele fria manhã de junho, onde sim provou o sobá, preparado com muito carinho por uma descendente de japoneses que fabrica macarrões para comidas orientais em Mato Grosso do Sul.
Na ocasião, Dirce Kimie Guenka, moradora de Campo Grande, declarou estar lisonjeada de poder cozinhar para a princesa, que fez questão de agradecer e elogiar o prato, símbolo da cultura campo-grandense.
Além de comer o sobá, Kako também conversou com representantes de associações japonesas da Capital antes de seguir para os compromissos marcados, o que levou ao atraso do horário combinado com o público que a esperava.
Vale destacar ainda que ela não perdeu as apresentações das crianças para fazer a refeição. Pelo contrário, Kako assistiu às danças e cantorias completamente encantada com a performance dos pequenos.
O fato é que as reações de internautas do Japão (ainda que de aparentes haters da princesa) expõem a diferença abissal entre as regras das sociedades brasileira e japonesa. No Brasil, atrasos como o de Kako não são apenas aceitáveis, mas fazem parte do dia a dia da população, enquanto no país asiático, a impontualidade é sinônimo máximo de desrespeito e chega a ser uma ofensa para quem segue os protocolos à risca.
Que coisa, não?
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***