IPVA para bicicletas? O que é verdade e mentira sobre o assunto
Bicicletas podem ser taxadas com IPVA? De onde saiu essa história?
Evelin Cáceres
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Bicicletas podem ser taxadas? (Foto: Eliel Dias, Jornal Midiamax)
Um vídeo que circula nas redes sociais afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estariam estudando a possibilidade de emplacar bicicletas para cobrar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). A informação, no entanto, é falsa.
Atualmente, não há qualquer proposta, projeto de lei ou declaração oficial do governo federal que indique a intenção de aplicar IPVA sobre bicicletas. Além disso, a competência para instituir o IPVA é dos estados e do Distrito Federal, não do governo federal.
Cabe, portanto, aos estados a legislação sobre esse imposto, o que já elimina a possibilidade de ação direta da União nesse caso.
O IPVA é um imposto aplicado exclusivamente a veículos automotores, como carros, motos, ônibus e caminhões. Bicicletas não são enquadradas nessa definição, uma vez que não possuem motor e são consideradas veículos não motorizados — e, portanto, estão isentas da cobrança.
A norma determina que equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como bicicletas elétricas, patinetes, skates motorizados e cadeiras de rodas motorizadas, não estão sujeitos a registro, licenciamento ou emplacamento.
Em junho de 2023, o governo reforçou em uma publicação que não há exigência de emplacamento para bicicletas elétricas e equipamentos autopropelidos.
“As bicicletas elétricas, definitivamente, e agora essa resolução deixa isso muito claro, elas não são ciclomotores e não precisam nem de habilitação, nem de registro junto ao órgão de trânsito”, disse o secretário nacional de Trânsito à época, Adrualdo Catão.
Um jornal antagonista ao governo federal, que cita projetos de lei estaduais e municipais para taxar as bicicletas, foi quem levantou a questão novamente nos últimos dias.
O texto, no entanto, não aponta nenhum projeto de lei realmente apresentado sobre o assunto.
A afirmação sobre os projetos de lei cita um “aumento do uso do modal como meio de transporte nos grandes centros urbanos do país”.
Segundo o texto, “com a popularização das bicicletas elétricas e convencionais, algumas autoridades argumentam que a ampliação da base de arrecadação do imposto poderia contribuir para investimentos em infraestrutura cicloviária”.
“O mercado de bicicletas de alto custo, o que fez com que legisladores fizessem uma comparação com carros de luxo como justificativa para equiparar a tributação”.
Nenhuma das informações traz quais seriam e onde estariam em estudo esses projetos de lei.
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