Sucesso nas edições passadas da Expogrande, a Fazendinha MS voltou oferecendo espaço exclusivo para a diversão de toda a família. No espaço, as crianças aprendem, de forma lúdica, sobre as principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul, como a soja, o milho, a pecuária e o algodão.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Além da horta, brinquedos e atividades educativas, a Fazendinha expõe ainda minianimais, como pôneis e minipôneis, minivacas, ovelhas, minicabras, lhama, miniburro, coelhos e porquinhos-da-índia. Conforme Aurora Real, diretora da Acrissul e que trabalha no ramo da produção de leite, esta é uma forma de despertar o interesse dos pequenos para os encantos do agronegócio.
“Pensamos em trazer a oportunidade de despertar o interesse das crianças que não têm fazenda ou que convivem pouco com o agro. A ideia é oferecer pinceladas de amor em cada cantinho. É dar a oportunidade da criança ver a vaca, o coelho, o cabrito. Além disso, teremos o cantinho agro, onde eles verão a semente, de onde vem a roupa, ou algodão. Então é um projeto pequeno com uma extensão imensa. Nossa intenção é despertar o interesse nesse cheiro da terra, sair do celular, ver o animal, sentir o ar, sentir o sol!”, afirma.
Ela pontua ainda que estes espaços imersivos podem contribuir para novas gerações de trabalhadores do setor agro. “Se você conversar com qualquer pessoa, a parte mais difícil que lidamos hoje é humano. Então a intenção é despertar humanos melhores, despertar o interesse no maquinário, no corte, no leite”.

“É trabalhoso, mas recompensador”
Se os animais estão bem, alimentados, hidratados e dentro de suas baias limpinhas, é porque por trás tem quem trabalhe incessantemente para manter tudo nos conformes. Dos espaços verdes da Fazendinha MS para a Expogrande, está Jonas da Silva. Ele é tratador de animais e um dos funcionários que faz a engrenagem funcionar.
Apesar da correria e da responsabilidade que envolve manter todos os animais sadios durante o evento, ele afirma que ama o que faz e é no trabalho que se sente realizado.
“É um privilégio, eu gosto demais! Trabalhar no meio deles é muito gostoso. E a gente tem um contato bem legal, diferente. Aqui trato, cuido, se precisar dou um banho e assim a gente vai levando. Cuidar de tudo aqui é um pouquinho trabalhoso, corrido, mas temos uma logística para que tudo funcione bem”.
Jonas explica que para garantir o bem-estar dos animais, existe uma dieta programada. Todos os animais comem três vezes ao dia, respeitando suas preferências e especificidades. “Cada animal tem um tipo de dieta. Alguns comem uma comida mais espessa, outros comem farelo de soja, uma quirela de milho, cada animal tem sua preferência. Eles comem na parte da manhã, depois perto do horário do almoço e a tardinha, quase noite”, conta.

Encantamento garantido
Uma coisa é certa: é impossível não se apaixonar com cada animalzinho selecionado para esta edição da Fazendinha. O encantamento é geral, de crianças a adultos.
Conforme o analista comercial Wesley Nogueira, que atualmente trabalha no setor agro, há 3 anos ele não visitava a Expogrande. Agora que sua filha Laura completou 1 ano e meio, considerou a ocasião ideal para voltar à exposição e apresentá-la ao mundo do agronegócio, de maneira lúdica.
“Decidimos ver como que está e resolvi trazer ela para poder ver a Fazendinha e conhecer os animais. Achei o espaço diferente dos outros anos. Pelo que vi, está mais amplo, e para as crianças verem animais, vacas, cabritos, é uma excelente ideia”, conta.
“Hoje trabalho no setor agro, então vivencio isso, trabalho também com animais. Então para ela que assiste muito desenho de cavalo, de vaquinha, é um cenário ideal, um mundo ideal para sair dos desenhos e vivenciar o que a gente tem no estado”, frisa.

Confira fotos da Fazendinha Acrissul
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!