Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Monstros mexicanos, os axolotes soltam um muco revolucionário para a medicina
João Ramos -
axolote medicina cancer de mama 2
Salamandras mexicanas no Bioparque Pantanal - (Fotos: Reprodução, Bioparque Pantanal)

Uma das espécies mais queridas pelos visitantes do Bioparque Pantanal, em (MS), as salamandras mexicanas (axolotes) poderão ajudar no combate ao câncer de mama em um futuro muito próximo. Isso porque um novo estudo revelou que o muco presente na pele desses animais pode matar células de câncer de mama de forma seletiva.

Também conhecidos como monstrinhos mexicanos, os axolotes estão entre as principais atrações do ponto turístico de e encantam a criançada, que faz associação direta a personagens adorados do filme “Como Treinar Seu Dragão”.

Não nativos do Brasil, eles têm aparência selvagem e são famosos pela capacidade de regenerar seus membros. Agora, cientistas descobriram que esses bichinhos contam com mais um superpoder: o de destruir bactérias resistentes a alguns antibióticos e, principalmente, de aniquilar seletivamente células de câncer de mama.

muco de axolotes cura cancer de mama
Exemplar de axolote – (Foto: Reprodução das Redes Sociais)

De acordo com o estudo, realizado na , pesquisadores da Faculdade de Medicina de Hannover identificaram 22 candidatos a peptídeos (blocos de construção de proteínas) no muco dos axolotes.

Quatro deles se mostraram altamente eficazes contra o MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina), alguns até superando a vancomicina, um dos antibióticos de último recurso mais poderosos.

Ademais, três desses peptídeos provocaram a morte programada em células do câncer de mama, sem afetar o tecido mamário saudável. Confira aqui a pesquisa, publicada na Revista Plos One.

muco de axolotes cura cancer de mama
Animais ficam em tanque especial no Bioparque Pantanal – (Fotos: Reprodução das Redes Sociais)

Para se ter uma ideia do poder do muco dos axolotes, o MRSA causa cerca de 20.000 infecções anualmente nos EUA, e a resistência da bactéria a antibióticos é uma das maiores ameaças à saúde global.

Assim, os peptídeos encontrados nos monstrinhos podem, num futuro não tão distante, oferecer um novo tipo de terapia, além de serem anticancerígenos. Quem diria que, além da já conhecida autorregeneração, um bichinho de aparência adorável teria tantos superpoderes assim?

Vale lembrar que comprar e vender axolotes é no Brasil. Nativa do México, a espécie é proibida em território nacional e autorizada apenas em casos especiais, como o do Bioparque Pantanal. Os exemplares que vivem no complexo ganharam um novo lar após serem apreendidos de traficantes em Mato Grosso do Sul. Relembre clicando aqui.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Jovem pede ajuda em UPA horas após ser baleado em conveniência

Últimas Notícias

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.

Trânsito

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (19), por volta das 2h20 da madrugada

Brasil

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Manifestação ocorreu após reunião com deputados e senadores na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira

Polícia

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Um morador chegou a ser amarrado com enforca gato e agredido