Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Acertaram o nome? Museu dos EUA mostra animal do Pantanal e cita reserva de MS

Museu de História Natural de Chicago, nos Estados Unidos, tem coleção que abriga mais de 20 milhões de espécies, entre elas, o cervo-do-Pantanal
João Ramos -
Compartilhar
museu de chicago pantanal cervos
Cervos-do-pantanal em destaque no Museu de Chicago - (Fotos: Caiman Pantanal, Reprodução)

Se até os próprios brasileiros trocam e confundem com Mato Grosso, gafe que, inclusive, é cometida rotineiramente por jornais nacionais, os Estados Unidos da América, que tem fama de ser “ruim de geografia”, deu uma “bola dentro” ao expor uma espécie que vive no Pantanal sul-mato-grossense e citar o Estado sem errar o nome.

A informação repercutiu depois que a Caiman Pantanal, reserva natural localizada na área pantaneira de Miranda (MS), a 236 quilômetros da capital , trouxe à tona a menção que o Museu de História Natural de Chicago, nos Estados Unidos, fez à região e a um animal característico do bioma, o cervo-do-pantanal(Blastocerus dichotomus).

museu dos eua pantanal ms
Cervos-do-Pantanal no Museu de Chicago – (Foto: Caiman Pantanal, Reprodução)

Contente com a citação, a Caiman expôs fotos da representação do herbívoro no museu americano, bem como os dados disponibilizados pela instituição para falar do cervídeo e da localidade onde ele vive.

“Os cervos-do-pantanal reúnem-se nesta parte do Pantanal. Quando você vir o cervo, procure também pássaros chamados tiranos do gado. Eles comem insetos que grandes mamíferos arrancam do chão”, complementa o cartaz de informação sobre esses animais no Museu de História Natural de Chicago.

museu dos eua pantanal ms
Museu não trocou MS por MT – (Foto: Caiman Pantanal, Reprodução)

Mato Grosso DO SUL: Museu dos EUA não cometeu gafe que brasileiros cometem

Além disso, a instituição exibe um mapa das três Américas e um letreiro escrito “Pousada Caiman Reserve. Mato Grosso do Sul, Brazil”, sem errar o nome do Estado.

“Superaram alguns jornais brasileiros, que erram isso sempre”, “Era fácil confundir MS com MT pelo Pantanal, mas eles não fizeram”, “É um museu de renome, não é qualquer museu, lógico que não iam errar. Como o povo daqui é emocionado”, foram algumas reações em publicações nas redes sociais.

Para a estância mencionada, o destaque é um reconhecimento a nível internacional pelo trabalho na conservação da natureza.

“Não é exagero dizer que a beleza da fauna pantaneira é digna de museu e essa foto é prova disso. O registro foi feito no Museu de História Natural de Chicago, que tem esta área citando a Caiman como lar dos cervos do Pantanal. A magia do Pantanal atravessando fronteiras é incrível”, celebra o local.

museu dos eua pantanal ms
Cervo-do-Pantanal em seu habitat natural (Foto: Reprodução, IHP)

Cervos-do-pantanal

O cervo-do-Pantanal é o maior cervídeo da América do Sul, com quase 200 cm de comprimento e até 2,1 metros de altura, incluindo os chifres, que medem de 40 a 45 cm. Os machos são maiores que as fêmeas, chegando a pesar 130 kg, além de possuírem chifres e o pescoço mais musculoso.

Esses cervídeos apresentam uma pelagem alaranjada, com ventre esbranquiçado e membros e cauda mais escuros. Diferente de outros cervídeos sul-americanos, os filhotes do cervo-do-Pantanal não nascem com pintas. As galhadas geralmente têm cinco pontas de cada lado, mas podem chegar a 20 ramificações em indivíduos de mais idade.

Além disso, eles alimentam-se, principalmente, de gramíneas e plantas aquáticas e semiaquáticas.

museu dos eua pantanal ms
Distribuição da população de cervos-do-Pantanal (Fonte: IUCN)

Ameaçada de extinção, mas em MS não

A espécie é considerada vulnerável na escala de extinção tanto pela lista nacional do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) quanto pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

Entretanto, apesar da situação extrema no sul do , onde está quase extinto, o cervo-do-Pantanal tem um panorama melhor em Mato Grosso do Sul. Conforme o Instituto Onçafari, a densidade populacional do cervo-do-Pantanal é mais abundante no bioma pantaneiro (em MS e MT) e na Ilha do Bananal, em Tocantins.

Originalmente, a espécie ocorria desde o sul do rio Amazonas até o norte da Argentina, habitando grandes áreas no Brasil central, no Peru, na Bolívia e no , porém suas populações foram drasticamente reduzidas pela caça abundante no final do século 20.

Museu de História Natural de Chicago

O Museu Field de História Natural (Field Museum of Natural History, em inglês), que deu destaque ao cervídeo, é um museu de história natural localizado na cidade de Chicago, em Illinois, nos Estados Unidos, às margens do Lago Michigan. O espaço é considerado um dos maiores museus do mundo, pois abriga mais de 20 milhões de espécies em sua coleção.

museu dos eua pantanal ms
Entrada do museu, em Chicago – (Foto: The Field Museum)

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados