A MSDC (Mostra Sesc de Cinema) está com inscrições abertas para a 8ª edição, que acontecerá entre outubro e dezembro de 2025. No evento, serão premiadas as melhores produções audiovisuais, com licenciamento no valor de até R$ 255 mil.
Podem concorrer à MSDC curtas, médias e longas-metragens dos gêneros de ficção, documentário e animação. As produções devem ter sido finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2023 e que não tenham sido exibidas comercialmente.
São aceitas inscrições de filmes de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Assim, os produtores que se inscreverem devem ser residentes de algum destes estados citados.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril, através do site sesc.com.br/mostradecinema.Os filmes serão avaliados por comissões estaduais, formados por profissionais do Sesc e especialistas convidados.
“A Mostra Sesc de Cinema reafirma o compromisso da instituição com a valorização do cinema nacional e o fortalecimento da economia criativa. Mais do que um espaço de exibição, o projeto impulsiona a cadeia produtiva do audiovisual em diferentes níveis, abre caminho para novos talentos e promove um diálogo essencial entre realizadores, público, estudantes e críticos em todas as regiões do país”, destaca Janaina Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.
Etapas do processo seletivo
A seleção contemplará produções em três categorias. No Panorama Brasil serão selecionados 19 filmes, um de cada estado participante. No Panorama Infanto-Juvenil, a mostra escolherá 10 produções com narrativas voltadas à infância e juventude.
Já no Panorama Estadual, os filmes serão exibidos em seus respectivos estados de origem. A exceção é a região norte, que se enquadra em um Panorama Regional, o qual inclui mais de um estado.
O resultado da seleção será divulgado em julho. A partir disto, começam as exibições dos filmes selecionados. Assim, as produções vencedoras do Panorama Brasil e do Panorama Infanto-Juvenil terão uma exibição especial em setembro, durante uma Mostra Nacional. Após isso, os filmes circulam pelas unidades do Sesc em todo o país.
Entre outubro e dezembro, acontecem as Mostras Estaduais e Regionais, em que cada estado ou região exibirá seu filme vencedor do Panorama Brasil, além dos demais títulos selecionados em seus respectivos Panoramas Estaduais ou Regionais.
Sobre a Mostra Sesc de Cinema
A Mostra Sesc de Cinema foi lançada em 2017, e ao longo dos anos se consolidou como um dos principais meios de incentivo e fomento ao cinema independente do país. O projeto oportuniza produções que não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais.
Assim, contribui com visibilidade à produção cinematográfica brasileira, além de contribuir para a descoberta de novos talentos no setor audiovisual. Durante todas as edições realizadas, a MSDC já licenciou cerca de 400 obras do cinema independente nacional.