A terceira edição do Encontro de Motorhome e Campistas do Pantanal de MS acontece neste fim de semana, em Campo Grande. O evento, que agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos do município, será realizado entre os dias 12 e 14, na Vila Morena, altos da Afonso Pena.

Esse ano, o evento conta com 120 veículos de recreação cadastrados, entre eles motorhomes, trailers, kombis e até mesmo carros menores modificados, que ficarão expostos no pátio da Vila Morena. O número é maior do que a segunda edição, que teve 90 participantes inscritos.

Reunindo pessoas de Mato Grosso do Sul e de outros estados, o encontro foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do município em março de 2024, e está previsto para acontecer anualmente, na segunda semana de abril.  

“A grande maioria dos participantes é aqui do Estado, mas tem alguns de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Tem bastante do interior e o restante é da Capital. Todo ano cresce um pouco e aparecem mais pessoas”, explica o idealizador e organizador do evento, Nabor Coelho.

Nabor Coelho. (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Oportunidade para amizades e troca de experiências

O encontro foi criado, e se mantém, com o intuito de reunir proprietários e apaixonados por motorhomes para que experiências e histórias de viagens fossem compartilhadas.

“A grande maioria é o pessoal aposentado, que está mais tranquilo. Então o intuito é bater papo, contar histórias de viagens. Tem gente que está há cinco, dez anos na estrada. Ano retrasado mesmo fiquei oito meses viajando. Tem muita gente viajando pelo Brasil que sabe do evento e se programa para estar aqui na data”, conta o organizador.

De acordo com Nabor, a troca é muito válida para conhecer sobre os destinos de viagens, trajeto e acomodações, e assim garantir uma melhor estadia. “O pessoal troca ideia, troca muita informação de como são as cidades, se tem lugar de parar, lugar para ficar”, explica.

Um hobby que antes era taxado de ‘coisa de gente mais velha’, hoje a legião de viajantes de motorhomes tem ganhado cada vez mais adeptos da geração mais jovem, segundo o organizador do evento.

“Antigamente muita gente tinha a noção, e um pouco ainda tem, de que motorhome é coisa de aposentado, coisa de velho.  Mas hoje tem muita gente nova já entrando nesse meio, que quer curtir. Mesmo que ele tenha um trabalho fixo, chega fim de semana e férias está ali. Sempre que tem oportunidade está dando uma viajadinha”, ressalta.

Programação de 2024

O encontro é aberto ao público, portanto quem deseja visitar a exposição de veículos, conhecer como é o interior de cada um deles e conversar com os donos sobre o assunto, pode comparecer nos três dias de evento.

No local ainda haverá praça de alimentação, atividades para interação, como bingo e shows para animar as noites. Além disso, um carro do Inmetro estará no local para dar orientações sobre documentações.

Na sexta-feira (12), o show é de Blues, com o artista Pedro Fattori. No sábado (13), a dupla sertaneja Elvis e Adriano se apresenta no local. Já no domingo (14), os shows são de pop rock, com a cantora Bia Blanco, e de rock, com o artista Walter Corrêa.

O encontro é realizado pelo NC Motorhome e conta com o apoio prefeitura de Campo Grande, através da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).