VÍDEO: Turistas acompanham resgate de onça que teve patas queimadas e inalou fumaça no Pantanal

Guia turístico ressaltou que as crianças choraram ao ver o animal ferido

Graziela Rezende – 29/08/2024 – 09:40

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Seis turistas da Itália e Alemanha, incluindo duas crianças, presenciaram o resgate da onça Antã, que foi encontrada recentemente, com as quatro patas queimadas, nas proximidades do Rio Miranda, no Pantanal sul-mato-grossense.

Na ocasião, o guia turístico ressaltou que os pequenas se emocionaram ao ver o animal ferido. “Elas choraram e eu expliquei que ela receberia cuidados médicos e, em breve, voltaria ao habitat natural. A onça é um animal muito bonito e amado”, disse Elias Tanus, também conhecido como Jaguarman.

O felino ferido foi avistado pelo guia e piloteiros, sendo acionado o Instituto Reprocom (Tecnologias Reprodutivas para a Conservação de Espécies Animais) em seguida, com apoio da Polícia Militar. As equipes então pegaram uma lancha e fizeram o resgate do animal.

Confira aqui o momento do resgate:

Onça Miranda e Antã

A primeira a ser resgatada foi a onça Miranda, que já está com as patas quase curadas e deve voltar ao habitat natural em breve. Já o macho, Antã, requer cuidados intensivos, apesar de sinais promissores de recuperação. Ela deve voltar à natureza em cerca de 30 dias.

Na ocasião, o felino foi resgatado em estado crítico, ao ser encontrado com queimaduras de segundo grau nas patas e comprometimento pulmonar, no último fim de semana, na região do Passo da Lontra, no Pantanal de Miranda (MS).

Ambos receberam atendimento no Hospital Veterinário Ayty, no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, por uma equipe do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e da UFMS (Universidade Federal de MS).

Conteúdos relacionados