Uma cobra de cerca de 2 metros foi flagrada atravessando a Avenida Afonso Pena, ao lado do Shopping Campo Grande, na altura da Rua Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O vídeo foi registrado por um motorista que passava pela avenida.

Nas imagens, é possível ver um ciclista “escoltando” a cobra para que ela pudesse sair da via. De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), o batalhão foi acionado e uma equipe enviada até o local para verificar a situação. O caso aconteceu na manhã deste sábado (8).

“A equipe foi até o local para fazer a captura do animal, uma serpente da espécie Caninana que não é venenosa, mas pode morder da mesmo forma que uma cobra venenosa”, detalhou a Tenente Eveny.

Segundo a PMA, não foi necessário fazer a captura da serpente porque ela retornou para área de reserva, no Parque das Nações Indígenas.

O que fazer nesses casos 

Devido ao fato de que Mato Grosso do Sul é um estado que preserva vastas áreas de mata, a PMA explica que o aparecimento de animais silvestres é uma ocorrência comum. 

“A proximidade com esses ecossistemas naturais aumenta a probabilidade de interação com a fauna local, destacando a importância de estarmos sempre preparados para lidar com essas situações de forma segura e consciente”, detalha o órgão.

Por causa do aumento nos casos de avistamento de serpentes em áreas urbanas, a Polícia Militar Ambiental orienta como agir ao se deparar com esses animais.

Confira as orientações:

1- Ao encontrar uma serpente é crucial não subestimar o animal, independentemente de ser ou não uma espécie venenosa. O correto é sempre considerar que a serpente pode representar um risco à saúde e evitar tocá-la sob qualquer circunstância, reduzindo assim as chances de acidentes.

2- Em casos de aparecimento de serpentes em residências, é fundamental manter uma distância segura do animal e não tentar capturá-lo por conta própria. A melhor atitude a ser tomada é entrar imediatamente em contato com a Polícia Militar Ambiental ou com o órgão responsável pela proteção da fauna silvestre em sua região. O contato da PMA é: (67) 99984-5013.