VÍDEO: Cobra Caninana é flagrada atravessando Avenida Afonso Pena e recebe ‘ajuda’ de ciclista

Não foi preciso fazer a captura da serpente porque ela retornou para área de reserva, no Parque das Nações Indígenas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Cobra na Avenida Afonso Pena (Leitor Midiamax).

Uma cobra de cerca de 2 metros foi flagrada atravessando a Avenida Afonso Pena, ao lado do Shopping Campo Grande, na altura da Rua Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O vídeo foi registrado por um motorista que passava pela avenida.

Nas imagens, é possível ver um ciclista “escoltando” a cobra para que ela pudesse sair da via. De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), o batalhão foi acionado e uma equipe enviada até o local para verificar a situação. O caso aconteceu na manhã deste sábado (8).

“A equipe foi até o local para fazer a captura do animal, uma serpente da espécie Caninana que não é venenosa, mas pode morder da mesmo forma que uma cobra venenosa”, detalhou a Tenente Eveny.

Segundo a PMA, não foi necessário fazer a captura da serpente porque ela retornou para área de reserva, no Parque das Nações Indígenas.

O que fazer nesses casos 

Devido ao fato de que Mato Grosso do Sul é um estado que preserva vastas áreas de mata, a PMA explica que o aparecimento de animais silvestres é uma ocorrência comum. 

“A proximidade com esses ecossistemas naturais aumenta a probabilidade de interação com a fauna local, destacando a importância de estarmos sempre preparados para lidar com essas situações de forma segura e consciente”, detalha o órgão.

Por causa do aumento nos casos de avistamento de serpentes em áreas urbanas, a Polícia Militar Ambiental orienta como agir ao se deparar com esses animais.

Confira as orientações:

1- Ao encontrar uma serpente é crucial não subestimar o animal, independentemente de ser ou não uma espécie venenosa. O correto é sempre considerar que a serpente pode representar um risco à saúde e evitar tocá-la sob qualquer circunstância, reduzindo assim as chances de acidentes.

2- Em casos de aparecimento de serpentes em residências, é fundamental manter uma distância segura do animal e não tentar capturá-lo por conta própria. A melhor atitude a ser tomada é entrar imediatamente em contato com a Polícia Militar Ambiental ou com o órgão responsável pela proteção da fauna silvestre em sua região. O contato da PMA é: (67) 99984-5013.

Conteúdos relacionados