Depois das piranhas e várias outras espécies acasalarem “em público” no Bioparque Pantanal, chegou a vez dos jabutis também mostrarem que são bem “saidinhos”. Empolgados, eles não resistiram às “tentações do amor” e acasalaram ali mesmo, na frente dos que passeavam pelo complexo de aquários em Campo Grande.

Os jabutis costumam ficar no gramado da área externa do Bioparque Pantanal e muitas vezes passam despercebidos por serem pequenos e viverem no chão. No entanto, em um dia ensolarado deste mês, a da espécie saltou aos olhos de quem visitava o ponto turístico.

É que esses animais estão no final do período de acasalamento, que ocorre de outubro a janeiro, e não perderam a oportunidade de se reproduzir. “Vêm novos bebês por aí”, especularam internautas ao verem o vídeo dos jabutis durante a cópula.

Outros ainda brincaram dizendo que os répteis fizeram um “ato obsceno”, já que também viram a cena de natureza selvagem. “Meu filho de 4 anos viu isso” e “Fui com meu sobrinho e ele também viu. Esses jabutis estão bem animadinhos”, foram alguns comentários.

Assista ao vídeo dos jabutis acasalando no Bioparque Pantanal:

Reprodução de jabutis

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, antes do ato sexual, o macho costuma cortejar a fêmea fazendo movimentos com a cabeça e até morde levemente o casco da parceira para avisar que está “disposto”. Caso esteja receptiva, ela permite o acasalamento.

A espécie é ovípara e bota, geralmente, entre um e 15 ovos. Após o acasalamento bem-sucedido, a fêmea procura um local adequado para depositar seus ovos. Geralmente, ela cava um buraco na terra e os enterra, mas, em cativeiro, como no Bioparque Pantanal, essa fase da reprodução pode ocorrer de forma diferente e controlada.

O complexo, por sua vez, ainda não se manifestou sobre o flagra dos répteis fazendo “amor” na área externa. A reportagem acionou o Bioparque para saber a respeito da reprodução e sobre os animais flagrados no vídeo e aguarda um retorno.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.