O pequeno veado-campeiro albino que vive no pantanal de Mato Grosso do Sul está crescendo. Depois de ser avistado pela primeira vez em outubro de 2023, ainda um bebê, ele voltou a aparecer na última semana.
Quatro meses depois, o veadinho já está um rapaz, mas ainda não desgarrou de sua genitora. Assim como na primeira aparição, o animal com albinismo foi visto com sua mãe – só que, desta vez, eles trocaram carícias e demonstraram comportamentos semelhantes ao que o ser humano chama de amor.
Veja:
“Tremia em todas as partes do meu corpo”, conta bióloga que fotografou veado albino em MS
Quem fez o registro foi uma equipe de biólogas da ONG Onçafari, na região da Caiman Pantanal, em Miranda (MS). A cena considerada raríssima emocionou Giovanna Leite, profissional responsável pelas imagens incríveis do veado-campeiro albino trocando carinhos com a mãe.
“Eu não sabia se chorava ou se sorria… só sei que eu tremia em todas as partes do meu corpo. Ver essa raridade com seus próprios olhos te convida a refletir sobre o mundo, todas suas relações, e simplesmente sentir tudo!”, relata a bióloga sobre as emoções que vivenciou ao ver o veado albino de perto no pantanal sul-mato-grossense.
Conforme Giovanna, o avistamento aconteceu no dia 18 de fevereiro e foi surpreendente. “Mostra o quanto precisamos aprender sobre as relações com a vida selvagem e o quão especial é viver num mundo repleto de diversidade”, comenta a profissional do Onçafari.

Veado albino cresce saudável, diz ONG
De acordo com a Onçafari, o pequeno veadinho está se adaptando de maneira positiva ao pantanal, embora sua mutação genética caracterizada pela ausência de melanina possa fazê-lo presa fácil na natureza.
“Apesar dessa característica o tornar mais vulnerável, já que a cor branca chama atenção e dificulta a camuflagem no ambiente, o jovem veado-albino está crescendo bem, sempre aos cuidados da mãe protetora”, afirma a ONG.
Veja como o veado albino estava quando foi avistado pela primeira vez no pantanal de MS em outubro:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.