TransCine abre seleção de curtas-metragens para projeto ‘Vizinhança na Praça’

Projeto vai selecionar 28 curtas-metragens de diretores e produtores de Mato Grosso do Sul

Monique Faria – 02/09/2024 – 18:42

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Projeto TransCine. (Divulgação)

O Coletivo TransCine (Cinema em Trânsito) abriu, nesta segunda-feira (2), inscrições para o projeto “Vizinhança na Praça”, que busca valorizar a produção cinematográfica em Mato Grosso do Sul. O projeto vai selecionar 28 curtas-metragens de diretores e produtores do estado e exibi-los em praças públicas da capital e municípios vizinhos.

Os interessados poderão realizar as inscrições até às 23h59 do dia 25 de setembro. Os curtas-metragens deverão conter até 35 minutos de duração. Além disso, outros critérios contam para a avaliação, como mérito artístico, relevância cultural, criatividade e acessibilidade. 

Após a seleção, o projeto exibirá os filmes em praças públicas de Campo Grande, Terenos, Rochedo, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul e Sidrolândia. Assim, o projeto visa tornar o cinema acessível a toda a comunidade, especialmente nas áreas periféricas.

Cada filme selecionado receberá um cachê de R$ 2 mil. Além disso, os realizadores terão a oportunidade de participar de videocasts do coletivo.

As inscrições são gratuitas, pelo Google Forms, acessando o link: https://bit.ly/InscViznaPraca. Os resultados provisórios serão divulgados no dia 2 de outubro no Instagram oficial da TransCine (@transcinecg).

A iniciativa recebe financiamento do Cinema Itinerante da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), por meio  da Lei Paulo Gustavo, do MinC (Ministério da Cultura).

Conteúdos relacionados