Tamanduá é flagrado com 90% do corpo queimado e equipe faz eutanásia para poupá-lo de mais dor

Animal estava fugindo do fogo e foi localizado em um depósito de moradores do Pantanal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

21/08/2024 – Graziela Rezende

O tamanduá, eutanasiado para ter o fim o sofrimento de estar com cerca de 90% do corpo queimado, além de feridas causadas pelo fogo, no Pantanal, é o símbolo de milhares de vidas que estão sendo perdidas diariamente. Nas redes sociais, o Instituto Tamanduá divulgou tristes imagens e diz: “Estamos de luto pelo Pantanal!”

Além disso, o Instituto diz que está, “há meses”, alertando sobre as queimadas no bioma, além de informar sobre os impactos provocados pela seca e pelas chamas.

Recentemente, fez o post com o tamanduá, dizendo estar chamando a atenção para “mais uma vida que se foi”:

“A equipe do Instituto Tamanduá, junto ao Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal) e a PMA (Polícia Militar Ambiental), efetuou o resgate de uma fêmea de tamanduá-bandeira na região de Miranda/MS.

O animal, após não ter conseguido escapar do fogo, buscou refúgio no depósito de um dos moradores da região. Após o resgate, a levamos para o Aquário de Bonito, onde a equipe veterinária nos auxiliou com os primeiros socorros.

O pobre animal tinha cerca de 90% de seu corpo queimado e coberto de feridas causadas pelo fogo. Os danos que ela sofreu foram tão grandes e irremediáveis, que a equipe responsável optou pela eutanásia a poupando de mais sofrimento.

Buscando evitar que novos casos como esse ocorra, nós intensificamos nossas buscas para resgatar os animais antes de serem alcançados pelas chamas.

Além disso, estamos construindo em nossa base um ambulatório veterinário para atendimentos emergenciais, para que possamos ajudar de maneira mais efetiva o maior número de vítimas possível”, diz o post.

Conteúdos relacionados