Estudiosa, determinada e com o sonho de defender seu próprio povo, a Terena Luana Rodrigues, de 18 anos, moradora da Aldeia Cachoeirinha, em Miranda, conquistou o 1º lugar para o curso de pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Luana é recém-formada no Ensino Médio e se mudará para na próxima semana para realizar o grande sonho. A jovem conta que nos últimos três anos se esforçou para que a aprovação fosse possível, período em que conciliou os estudos na REE (Rede Estadual de Ensino) com uma rotina de pesquisas e revisão de conteúdos em casa.

“Desde que entrei no Ensino Médio [na EEI Cacique Timóteo], tive como meta me preparar para os vestibulares, o que não foi fácil no início, até porque o meu 1º ano [do Ensino Médio] foi na Pandemia, mas me organizei para conciliar os estudos da escola com os de casa”, disse.

Toda empolgada, Luana relembra que foi surpreendida pela irmã, que foi quem deu a notícia. “Foi um choque! Todos ficaram paralisados e felizes ao mesmo tempo. A ficha demorou a cair… ainda não conheço a faculdade, mas já fiz a minha matrícula online e me organizo para morar com a minha tia”, detalhou.

“Recebi grandes palavras de apoio dos anciãos, família, amigos e líderes da minha comunidade, o que faz com que eu me sinta forte para seguir esse caminho”, concluiu a jovem, primeira indígena que nasceu e cresceu na aldeia Terra a ingressar no Ensino Público Superior.

Com informações do Governo do Estado