Não é sempre que o fotógrafo da natureza Guilherme Giovanni se depara com cervos-do-pantanal tentando acasalar no bioma. Aliás, o especialista em registros da vida selvagem nunca tinha visto cena parecida no pantanal sul-mato-grossense.

Nos últimos meses, o profissional foi ao bioma documentar as queimadas, quando flagrou um filhote e um casal de cervos-do-pantanal. Por meia hora, Guilherme ficou à espreita, observando a tentativa frustrada de acasalamento.

Nesse tempo, o fotógrafo conseguiu captar uma sequência impressionante de imagens do momento indiscreto dos animais.

“Foi em novembro, durante as queimadas no Pantanal, próximo a Miranda, sentido Corumbá”, conta ele ao MidiaMAIS sobre a localidade das fotos. “Fui documentar o fogo e na volta me deparei com essa dupla aí cheia de amor”, brinca.

Veja algumas imagens em sequência do quase acasalamento de cervos-do-pantanal:

CERVOS ACASALAMENTO PANTANAL
Macho foi se aproximando aos poucos – (Fotos: Guilherme Giovanni)
CERVOS ACASALAMENTO PANTANAL
Fêmea até permitiu cheirinho no começo – (Fotos: Guilherme Giovanni)

Os detalhes da paquera dos cervos

O comportamento impressionante dos animais de grande porte deixou Guilherme surpreso. “Em 13 anos de Pantanal, eu ainda não havia flagrado essa cena”, relata.

Nas imagens, o cervo-do-pantanal até parece ter agido de maneira um tanto agressiva com a fêmea, mas o fotógrafo diz que não. “Ele foi se aproximando de forma normal. Eu acho que ela é que não estava receptiva”, comenta.

“O macho tentou algumas vezes e ela apenas se esquivava no momento que ele montava. Mas, depois de várias tentativas, ela entrou no mato junto ao filhote”, recorda. “Eu consegui acompanhar desde o início, esse movimento durou cerca de meia hora”, acrescenta o fotógrafo.

CERVOS ACASALAMENTO PANTANAL
Mas na hora “H”, ela fugia – (Fotos: Guilherme Giovanni)
CERVOS ACASALAMENTO PANTANAL
Macho até tentou – (Fotos: Guilherme Giovanni)

Desfecho: cervo ficou a ver navios no pantanal

Apesar de tudo, pelo menos na frente de Guilherme, os animais acabaram não acasalando. “Ela deixava ele se aproximar, cheirar, e quando ele subia ela se esquivava. O filhote ficou tranquilo, a uma distância de 10 metros, imagino. Havia fumaça e usei uma lente bem longa pra fotografar”, detalha o profissional.

Por fim, o especialista em fotos da natureza brinca sobre o acasalamento não consumado. “Deve ter sido amor a primeira vista por parte dele e ela era comprometida”, finaliza, aos risos.

CERVOS ACASALAMENTO PANTANAL
No final, macho ficou sozinho a ver navios – (Fotos: Guilherme Giovanni)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.