O projeto finalmente começa a sair do papel. Depois de quase três anos sem um dos pés, arrancados em ato de vandalismo, a estátua de bronze do poeta Manoel de Barros inicia os reparos de restauração.

Neste fim de semana, uma tenda foi montada sobre a escultura, localizada no canteiro central da Avenida Afonso Pena, no cruzamento com a Rua Rui Barbosa, em Campo Grande (MS).

No domingo (10), Ique Woitschach, artista responsável pela estátua, fez uma visita ao ponto turístico e revelou que a restauração começa nesta segunda-feira (11).

Visivelmente emocionado, ele se sentou no banco com a imagem do poeta e comentou. “Finalmente com o Manoel de novo… agora pra… reconstruir o pé dele. Restaurar tudo e revitalizar esta peça do jeito que ela merece. Viva Manoel de Barros”, disse Ique.

Veja:

Reforma da estátua de Manoel de Barros custará R$ 75.600

Conforme o Diário Oficial de Mato Grosso do Sul de 5 de dezembro, um contrato para a restauração do pé de Manoel de Barros foi assinado no dia 21 de novembro e a obra custará R$ 75.600, 00, incluindo todas as despesas feitas pelo contratado para o serviço.

O contrato, ainda segundo o Diário, é válido para seis meses a partir da assinatura e do pagamento da primeira parcela. Portanto, como foi assinado em 21 de novembro, a obra tem até 21 de maio para ser concluída.

A estátua encontra-se instalada na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua Rui Barbosa, área central em Campo Grande, e desde 19 de abril de 2021 encontra-se sem um pedaço.

A ausência do pé, inclusive, já virou chacota na Capital. Em protesto, artistas chegaram a colocar sapatos em Manoel de Barros e até populares calçaram o poeta nos últimos anos debochando da situação. O autor do vandalismo nunca foi identificado e punido.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.