Nada mais comum no pantanal do que ver onças-pintadas devorando suas presas. Vorazes, esses felinos quando estão com fome degustam suas “vítimas” com velocidade e são capazes de brigar e até matar para garantir a comida.

Mas, você sabia que as onças-pintadas da região de Miranda, no pantanal sul-mato-grossense, têm animais preferidos em seu cardápio?

Pois é, apesar de não fazerem “acepção” de alimentos, as onças desta área pantaneira foram estudadas por pesquisadores, que descobriram quais os “itens” mais saborosos para esta espécie.

Top 3 das onças-pintadas do local

Estudos realizados há alguns anos na região da Fazenda San Francisco Pantanal, em Miranda (MS), conseguiram elencar quais as três principais presas preferidas dos felinos na propriedade.

Em primeiríssimo lugar, aparece a capivara, no topo da alimentação mais suculenta para as onças dali. Na sequência, os jacarés surgem como o segundo alimento mais requisitado pelos felinos. Já em terceiro estão os cervos-do-pantanal, fechando o trio das “refeições” de ponta das gatinhas amarelas.

“Ontem, o escolhido da vez foi um pequeno jacaré por este macho avistado perto do Rio Miranda e eu tive o privilégio em fazer este registro”, comenta Edir Alves ao compartilhar um clique recente de uma onça se alimentando na Fazenda.

Veja a imagem do macho devorando uma de suas presas preferidas:

Projeto GadOnça

Os dados foram coletados através de um estudo do Projeto GadOnça, um projeto ambiental de caráter científico, conservacionista e educacional que tem como objetivo principal o estudo da interação entre grandes predadores carnívoros silvestres e animais domésticos na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Conforme a pesquisa, análises de amostras fecais e de carcaças de animais encontradas na fazenda indicaram que as onças se alimentam mais de animais de grande porte.

Com base nesse método, concluiu-se então que as espécies silvestres mais predadas pelas onças-pintadas foram justamente a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris) e o jacaré-do-pantanal (Caiman crocodilus).

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.