A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abriu inscrições para artesãos do Estado interessados em expor seus trabalhos em feiras nacionais, que acontecerão em Curitiba, Brasília, Olinda, São Paulo, e Belo Horizonte, ao longo de 2024. Inscrições podem ser feitas até o dia 23 de março.

Em Curitiba, a 42ª FEIART (Feira Nacional de ) acontece entre os dias 12 e 21 de abril. Já em Brasília, artesanatos de todo Brasil serão expostos no 17º Salão do Artesanato – Raízes Brasileira, que acontece de 8 a 12 de maio.

A 24ª FENEARTE (Feira Nacional de Negócios para o Artesanato) acontece entre 3 e 14 de julho, em Olinda/PE. Em São Paulo, o 18º Salão do Artesanato será realizado de 28 de agosto a 1º de setembro.

Em Fortaleza, será organizada a 6ª edição da FENACCE (Feira Nacional de Artesanato), no período de 20 a 29 de setembro. Já em belo Horizonte, a 3ª FNA (Feira Nacional de Artesanato) ocorre entre os dias 7 e 11 de dezembro.

Serão disponibilizadas em cada feira seis vagas para interessados de Mato Grosso do Sul, sendo duas para artesãos e quatro para entidades representativas do artesanato, ou seja, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos.

Quem pode participar e como se inscrever?

Podem expor nas feiras nacionais pessoas acima de 18 anos, que tenham disponibilidade e condições físicas para viajar, e que estejam cadastradas no SICAB (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro no Estado de MS). Além disso, devem estar com a Carteira Nacional dentro do prazo de validade.

O interessado pode fazer as inscrições pelo site https://prosas.com.br/editais, selecionando a feira que deseja participar. Não há nenhum impedimento quanto a participar de mais de uma feira.

Os selecionados devem arcar com as próprias despesas de passagem, translado e alimentação durante o evento. O transporte das peças de artesanato a serem expostas ficará sob responsabilidade da FCMS, assim como o retorno delas para Campo Grande.

A lista dos documentos necessários para a inscrição pode ser conferida no edital completo, publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Estado, a partir da página 73.

Cronograma

A lista provisória dos selecionados, por ordem de classificação, será divulgada no dia 27 de março. Os candidatos têm o prazo de cinco dias úteis para recorrer.

No dia 9 de abril, a lista definitiva de selecionados será divulgada, por ordem de pontuação. Uma lista de espera será criada para casos em que surjam novas vagas.