A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abriu inscrições para artesãos do Estado interessados em expor seus trabalhos em feiras nacionais, que acontecerão em Curitiba, Brasília, Olinda, São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte, ao longo de 2024. Inscrições podem ser feitas até o dia 23 de março.

Em Curitiba, a 42ª FEIART (Feira Nacional de Artesanato) acontece entre os dias 12 e 21 de abril. Já em Brasília, artesanatos de todo Brasil serão expostos no 17º Salão do Artesanato – Raízes Brasileira, que acontece de 8 a 12 de maio.

A 24ª FENEARTE (Feira Nacional de Negócios para o Artesanato) acontece entre 3 e 14 de julho, em Olinda/PE. Em São Paulo, o 18º Salão do Artesanato será realizado de 28 de agosto a 1º de setembro.

Em Fortaleza, será organizada a 6ª edição da FENACCE (Feira Nacional de Artesanato), no período de 20 a 29 de setembro. Já em belo Horizonte, a 3ª FNA (Feira Nacional de Artesanato) ocorre entre os dias 7 e 11 de dezembro.

Serão disponibilizadas em cada feira seis vagas para interessados de Mato Grosso do Sul, sendo duas para artesãos e quatro para entidades representativas do artesanato, ou seja, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos.

Quem pode participar e como se inscrever?

Podem expor nas feiras nacionais pessoas acima de 18 anos, que tenham disponibilidade e condições físicas para viajar, e que estejam cadastradas no SICAB (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro no Estado de MS). Além disso, devem estar com a Carteira Nacional dentro do prazo de validade.

O interessado pode fazer as inscrições pelo site https://prosas.com.br/editais, selecionando a feira que deseja participar. Não há nenhum impedimento quanto a participar de mais de uma feira.

Os selecionados devem arcar com as próprias despesas de passagem, translado e alimentação durante o evento. O transporte das peças de artesanato a serem expostas ficará sob responsabilidade da FCMS, assim como o retorno delas para Campo Grande.

A lista dos documentos necessários para a inscrição pode ser conferida no edital completo, publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Estado, a partir da página 73.

Cronograma

A lista provisória dos selecionados, por ordem de classificação, será divulgada no dia 27 de março. Os candidatos têm o prazo de cinco dias úteis para recorrer.

No dia 9 de abril, a lista definitiva de selecionados será divulgada, por ordem de pontuação. Uma lista de espera será criada para casos em que surjam novas vagas.