Com início em abril, o projeto “Miolo: Circuito de Leituras Integrais” vai realizar três eventos de diálogos literários, que contarão com a presença de autores nacionais, em . O primeiro encontro acontece no dia 19 de abril no Bar do Copo, às 18h30.

O projeto tem o objetivo de formar e consolidar leitores na Capital, por meio de leituras integrais de obras de autores regionais. Os encontros serão mediados por renomados escritores nacionais. Além disso, acontecerão oficinas de literatura como agente de inclusão social e cultural.

No primeiro encontro, o escritor carioca Caio Zero, autor de obras finalistas do prêmio HQ Mix, media a leitura do livro “Azul Dentro do Banheiro”, de Marlene Mourão. Ao lado da atelierista Ana Espinosa Horn e da psicanalista Ligia Burton, Caio conduzirá os presentes a um bate-papo sobre a obra, de maneira colaborativa.

Já no dia 20 de abril, às 10h, o projeto realiza uma oficina literária, na sede da Cufa (Central Única das Favelas), que fica localizada no bairro São Conrado. A oficina é destinada ao público jovem e adulto, que queira experimentar a linguagem dos quadrinhos a partir de exercícios de criação.

Os participantes da oficina deverão levar papéis em branco sem pauta, lápis, borracha, apontador e uma caneta preta ou azul. As são limitadas e os interessados podem se inscrever pelo link.

Programação dos outros encontros

No mês de maio acontece a segunda edição do projeto, com a leitura do livro D'Água, de Febraro de Oliveira. A escritora Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti de , media a leitura, com a colaboração das psicanalistas Karô Castanha e Isloany Machado.

Em junho, será realizada a leitura de “Seis Desenhos de Doesburg”, de Henrique Komatsu, finalista do Jabuti em 2020. A mediação é da escritora paraense Monique Malcher, vencedora do Jabuti em 2021. Participarão ainda a artista visual Isabê e a professora Rosana Zanellato, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Os encontros são abertos ao público e para participar é preciso levar um quilo de alimento não perecível. O Bar do Copo fica localizado na Rua 14 de Julho, 2530. Em todas as edições, também acontecerão oficinas literárias na sede da Cufa.