Projeto Bocaiuva realiza I Semana de Moda Inclusiva com programação voltada à acessibilidade na moda

Evento acontece entre os dias 19 e 21 de setembro, em Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Projeto Bocaiuva Moda Inclusiva. (Divulgação)

Entre os dias 19 e 21 de setembro, o Projeto Bocaiuva realiza a I Semana de Moda Inclusiva, com programação voltada à acessibilidade e representatividade no mundo da moda. O evento acontece no Shopping Norte Sul Plaza e no Senac Hub Academy, em Campo Grande. A participação em todas as atividades são gratuitas.

A programação do evento inclui oficinas, desfiles, palestras e apresentações culturais. Assim, as atividades buscam gerar discussões sobre acessibilidade na moda, além de estimular a criação de soluções inovadoras no vestuário. Ao final do evento, haverá ainda um desfile dos finalistas do Prêmio Bocaiuva.

Uma série de oficinas de upcycling para moda inclusiva tem início no dia 16 e vai até o dia 19 de setembro. Elas serão ministradas pela especialista em moda inclusiva e sustentável, Daniela Auler (RJ), das 8h00 às 11h00, no Senac Hub Academy.

No dia 19 de setembro, Suzana Vieira Castro discute o tema ‘Visibilidade, Protagonismo e Empoderamento da Mulher com Deficiência’. A noite se encerrará, então, com apresentações musicais do cantor Wilson Serafim e da banda UsKaradaKombi.

Já no dia 20 de setembro, a programação inclui a palestra de Wity Prado sobre comunicação não verbal e sua relevância para pessoas com deficiência e apresentação do Grupo UBU e da cantora Ariadne Farinéa. No encerramento, que acontece no sábado (21), o destaque será o desfile Bocaiuva Moda Inclusiva, seguido pelo desfile do Prêmio Bocaiuva, que exibirá as criações dos finalistas.

Além disso, durante todo o evento, a exposição “Um Olhar Atento às Pessoas” trará obras de artistas como Alan Vilar, Erika Pedraza, Ghva Maurício e Ligia Rocha, no Shopping Norte Sul Plaza.

Importância do evento

Um dos idealizadores do projeto, Eduardo Alves, explica que objetivo do evento é visibilizar esse segmento da moda. “A moda ainda é excludente para muitas pessoas com deficiência. Queremos mostrar que há soluções que podem tornar o vestuário mais acessível e inclusivo. A ideia é criar um espaço onde a moda possa ser pensada para todos”, afirmou.

Também idealizadora do evento, Luane Sales destacou o papel fundamental da representatividade no projeto. “Este evento é uma oportunidade para mostrar que a moda pode ser acessível, inovadora e transformadora. Queremos trazer novas perspectivas para o mercado e promover mudanças culturais profundas. As pessoas com deficiência têm direito a serem protagonistas na moda, e nosso projeto busca criar esse espaço”, disse.

Além disso, ela ressalta a ressaltou a importância da troca de experiências. “A Semana de Moda Inclusiva não é só um momento para mostrar novas criações, mas também para aprender. As oficinas, palestras e desfiles permitem que o público tenha contato com diferentes abordagens e soluções práticas no dia a dia”, explicou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Bocaiuva Moda Inclusiva (@bocaiuvamodainclusiva)

Conteúdos relacionados