Nesta sexta-feira (5), das 15h às 23h, a população de Coxim poderá degustar receitas inovadoras durante o festival temático na Feira da Concha Acústica. O evento celebra os 8 anos do espaço, com a participação de 18 feirantes que levam ao local variações de pratos típicos do município.

Dentre as receitas criadas, estão o pastel com recheio de empamonado e de moqueca de pintado, pratos típicos da culinária de Coxim. A inovação está não apenas no sabor, mas na apresentação, pois o pastel tem formato de peixe.

Outro prato desenvolvido é a tapioca de pequi, criada pela empreendedora Jacqueline Silva Froes. O fruto típico do cerrado aparece no requeijão cremoso, que pode acompanhar charque ou frango desfiado, dependendo da escolha do cliente.

Nas opções de sobremesa destacam-se os doces com recheio de ganache e aroma das folhas do pé de cedro, árvore presente no bioma da região, que é base para a produção de um licor.

Inovação gastronômica e valorização cultural

Para o desenvolvimento das iguarias, o grupo de feirantes contou com o auxílio do Sebrae/MS, por meio do projeto “Hoje é dia de feira”, uma iniciativa executada em parceria com a prefeitura municipal.  A ação promoveu um Workshop Gastronômico, além de capacitações em outras áreas como mercado, marketing e design, para que os empreendedores pudessem melhorar o negócio em diversos aspectos.

Durante a oficina, foi desenvolvida a proposta de transformar receitas típicas e ingredientes culturais de Coxim em pratos que pudessem ser facilmente comercializados na feira. De acordo com o responsável pelo Workshop, chef Paulo Gustavo, as adaptações das receitas chamam atenção e atraem mais clientes.

“Em Coxim, um prato típico é o empamonado, um caldo picante que acompanha o churrasco. Para se tornar recheio de pastel, tivemos que fazer um processo de transformação para que ele virasse um creme e também viabilizamos um molho de pimenta bodinho a base de tomate, para que o feirante pudesse oferecer o prato, com ou sem pimenta, de acordo com o gosto de quem pediu. Ou seja, são adaptações de receitas que facilitam a comercialização e irão atrair mais clientes, gerando renda para os empreendedores”, explicou.

Serviço

Festival temático na Feira da Concha Acústica

  • Data: 5 de abril (sexta-feira)
  • Local: Feira da Conca Acústica
  • Horário: das 15h às 23h