Assim como nos anos anteriores, vai pular debaixo de chuva, em 2024. E por isso, quem for preparar a em casa, precisa se atentar a alguns detalhes para garantir que a produção fique intacta durante a folia, resistindo à água e ao suor.

Para ajudar você, leitor, a preparar uma make digna do Carnaval, a reportagem do Jornal Midiamax conversou com a maquiadora Larissa Queiroz, que deu algumas dicas e esclareceu as principais dúvidas na hora da produção. Confira!

Preparação de pele é fundamental

Antes de qualquer coisa, é muito importante investir na pré-maquiagem, o famoso skincare. Este momento é fundamental no quesito durabilidade e sem ele, muito provavelmente sua make vai escorrer na primeira garoa.

Invista em primers, blindagem, protetor solar e hidratante. Segundo Larissa, estes dois últimos são uso obrigatório até mesmo antes das maquiagens do dia a dia. Mesmo que sua pele seja oleosa, a hidratação é primordial. Atente-se para o uso de um hidratante que supra as necessidades da sua pele! Assim, o resultado será uma pele intacta, bem acabada, que não irá craquelar.

(Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Como se trata de uma maquiagem para Carnaval, com certeza não podem faltar cores. E como no decorrer da preparação muito resquício de sombra vai cair na pele, a dica é começar fazendo os olhos e só depois aplicar a base. Para realçar as cores de sombra escolhidas e garantir que ela não vai sair com facilidade durante a folia, o ‘pulo do gato' é aplicar um primer ou corretivo mais claro nos olhos e só então aplicar a sombra. Lembre-se de esfumar tudo muito bem!

Ah, e se por um acaso você quiser fazer delimitações na maquiagem e garantir um acabamento impecável, Larissa indica que use um pedaço de fita! Isso é perfeito principalmente para delimitar o delineado, que é o ‘calcanhar de Aquiles' de muita gente.

Finalize com máscara de cílios ou cílios postiços!

Brinque com mais de duas cores de sombra! (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Menos é mais!

Escolher a cor correta da base é sempre um desafio, mas para isso, Larissa também tem uma dica! Ao invés de aplicar o produto no rosto ou pescoço, teste no seu colo. Isso vai fazer com que você iguale completamente a cor do seu rosto com o restante do corpo.

Cor escolhida, está na hora de aplicar. Para isso, opte utilizar pouco produto e vá aplicando aos poucos, acrescentando apenas onde for necessário. Lembre-se que quanto menos produto você aplicar, menos craquelada sua maquiagem ficará. Está liberado usar esponjinha, pincel ou os dedos.

Menos base, menos make craquelada! (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Agora é hora de corrigir! Nas olheiras, aplique um corretor de cor, isso vai ajudar a camuflar bem o roxinho indesejado abaixo dos olhos. Neste caso, tem que ser o laranja. Depois, é só aplicar um corretivo no tom da sua pele e em seguida, um tom mais claro só para iluminar.

Outra dica que a maquiadora inclui neste tutorial é priorizar produtos cremosos antes dos produtos em pó, como o contorno, blush e iluminador. Isso garantirá uma cobertura muito mais longa e uma durabilidade absurda. Não tem chuva que tire! Produtos aplicados, sele tudo com a versão em pó de cada um deles.

Agora é só brincar com a cor do batom. Com o auxílio de um pincel pequeno ou um lápis labial, faça o contorno e preencha com o batom escolhido. A sugestão aqui é: contorne com um lápis nude, aplique o mesmo iluminador em toda a boca e na sequência, um gloss!

(Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Quanto mais brilho melhor!

Chegou a hora de brincar com as pedrarias e glitters, afinal, é Carnaval! E sim, tem mais dicas para quem quer fixar tudo! Se você for usar glitter, para que ele fique na pele durante toda a folia, aplique antes bastante bruma ou fixador. Com a pele molhada, é só jogar o glitter! Neste caso, quanto mais, melhor!

Agora, se você optar por utilizar pedrarias, o truque é usar cola para cílios. Não tem erro!

E pronto! Com os produtos certos e alguns truquezinhos de make, você garante um look impecável e resistente para este Carnaval, na chuva ou no sol.

(Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)