“Para compor um tratado de passarinhos
É preciso pôr primeiro que haja um rio com árvores
e palmeiras nas margens.
E dentro dos quintais das casas que haja pelo menos
goiabeiras.”
Manoel de Barros

Como no poema, onde o rio, as árvores e as goiabeiras formam um cenário ideal para os passarinhos, a artista Angela Silva também buscou inspiração semelhante para criar o projeto “Passarinhos”. Assim, um mural de 140m² foi o cenário para uma reunião de crianças, as quais desenharam aves e assim ela fez a criação da arte, com passarinhos e muita tecnologia.

O presente aos fronteiriços colore a rotina da cidade e enche de poesia. Já em fase de finalização, contou com a interação de crianças de 3 a 4 anos, cujos desenhos de passarinhos foram selecionados pela artista. E os desenhos não seguiram o método tradicional, já que as crianças não usaram lápis e papel e sim participaram de um processo criativo único.

“Praticamente, as crianças não desenharam. Aquela ideia de se desenhar com um material riscante sob uma superfície. O que elas fizeram na criação de imagem foi um processo de colagem. A gente fez o estudo do esquema corporal das aves, então, do que toda a ave é cabeça, bico, asas, pernas, rabo. E depois de fazer esse estudo do esquema corporal das aves, eu disponibilizei para elas numa mesa de luz a observação de formas e retalhos de papel colorido e deixei sem intervenção minha ou de outros adultos. Os passarinhos de papel que foram feitos são muito lindos, muito autênticos”, explicou Angela.

Inclusão

Pessoas com baixa ou nenhuma visão também podem usar uma maquete tátil do mural, em alto-relevo, possibilitando que todos possam admirar e interagir com a obra de arte.

“A maquete tátil vai estar fixada abaixo do próprio mural. São placas plásticas, que estão sendo feitas com impressão 3D, que vão trazer em destaque os desenho dos passarinhos que as crianças fizeram. A ideia é trazer o acesso dessa criação que os pequenos fizeram”.

Serviço:

O Projeto Passarinhos fica no Parque dos Ervais, endereço Rua Felipe Brum, s/n, Granja, em Ponta Porã, município a 315 km de Campo Grande.