Para promover a arte da palhaçaria, a Pantalhaç@s (Mostra de Palhaç@s do Pantanal), promove programação gratuita de oficinas ministradas por artistas nacionais e internacionais nesta semana. 

As oficinas acontecem de 29 de maio a 1º de junho no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande. As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e podem ser feitas por este link

O evento é uma iniciativa do Circo do Mato em parceria com o Flor e Espinho; e conta com recurso do FIC (Fundo de Investimentos Culturais), do Governo do Estado.

Confira a lista de oficinas

Oficina: A Verdade do Palhaço: Palhaçaria com Técnicas Teatrais
Ministrante: Rafael Senna (Palhaço Muzzarela)
29/05 (Quarta-feira)
8h às 12h

Voltada para adultos a partir dos 20 anos, a oficina explora a arte da palhaçaria com técnicas teatrais. O ministrante é Rafael Senna, que tem experiência em países como Brasil, Argentina, Suécia, Arábia Saudita, França e Alemanha. A exigência do uso de roupas pretas, grandes, compridas e fechadas pelos participantes visa criar um ambiente de foco e uniformidade, facilitando o aprendizado e a prática das técnicas ensinadas.

Oficina: Vivência: A Beleza do Ridículo – Introdução à Palhaçaria
Ministrante: Naomi Silman (LUME Teatro)
30/05 (Quinta-feira)
9h30 às 12h30

Com 28 anos de experiência e formação com mestres como Philippe Gaulier, Jacques Lecoq e Sue Morrison, Naomi Silman oferece oficina prática para maiores de 16 anos. Elementos como respiração, impulsos físicos, sensações no corpo, foco, olhar, relação com o público e expressão corporal são abordados para proporcionar uma experiência completa e enriquecedora.

Oficina: Partitura Física para Palhaçxs – A Descoberta do Corpo Cômico
Ministrante: Payasa Maku Fanchulini
31/05 (Sexta-feira) e 01/06 (Sábado)
9h às 11h

Destinada a adultos a partir dos 20 anos, a oficina conduz os participantes pela pesquisa sobre desarticulação, criação e escrita dramatúrgica de cenas cômicas silenciosas. Payasa Maku Fanchulini trabalha com os canais de comunicação como gesto, movimentos, som, ruído e palavras, além dos tônus musculares e dinamismos, promovendo uma exploração profunda do corpo cômico.