Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Missa celebrada em Corumbá gera repercussão ao ser apontada como parceria entre maçons e Igreja Católica

Ato foi considerado uma demonstração pública de parceria entre católicos e maçons locais
Liana Feitosa -
Celebração de missa em Corumbá com presença de maçons. (Divulgação - Loja Maçônica)

Suposta parceria entre a Maçonaria e a Igreja Católica em , distante 425 km de , despertou a atenção nas redes sociais. Na última sexta-feira (17), lojas maçônicas participaram de uma missa celebrada no Santuário de Maria Auxiliadora, na cidade pantaneira. O ato foi considerado uma demonstração pública de parceria entre católicos e maçons locais.

No entanto, as informações se tratam de “notícias que erroneamente estão sendo difundidas”, segundo a diocese. Já no site oficial da Sereníssima Grande Loja Maçônica de Mato Grosso do Sul, o episódio foi classificado como uma aproximação importante entre as entidades.

“O Sereníssimo Grão-Mestre, irmão Ademar de Souza Freitas, foi convidado para fazer a primeira leitura da Liturgia da Palavra”, diz a publicação no site da loja Maçônica. 

“Atitudes como essa mostram que somos filhos de um mesmo Deus, de um mesmo princípio criador. Embora poucos saibam, mas a maioria dos maçons são cristãos. Católicos, evangélicos e de outras denominações. Ficamos muito felizes com o convite”, declarou o Grão-Mestre, segundo texto publicado no site oficial.

“Ademar ressaltou que atitudes como essa só vem a somar, em especial para a comunidade. Uma vez que a maçonaria realiza diversos trabalhos de caridade e de filantropia. ‘Essa aproximação é uma forma de unirmos força em favor do próximo. Em especial dos menos favorecidos’, concluiu o Sereníssimo”, consta ainda no texto.

O que diz a Igreja Católica

No entanto, em nota divulgada nesta quarta-feira (22), o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora da Diocese de Santa Cruz de Corumbá afirmou que “é falsa a notícia de que a Santa Missa foi celebrada em homenagem às lojas maçônicas”.

“No dia 17/05 celebrávamos o 3º dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora e para esta ocasião foram convidados todos os grupos, clubes e associações de serviço e de caridade de nossa cidade”, diz a nota. 

O texto ainda diz que, para incluir a participação do público, a equipe de liturgia foi orientada a convidar “os católicos presentes nos grupos para alguns serviços”, como leituras, preces e procissão de ofertório.

“Também é falsa a notícia de que na homilia o reitor, Pe. João Neto, tenha feita uma menção explícita”, afirma ainda a nota. Segundo o texto, a missa foi presidida por outro sacerdote. 

Por fim, a nota, assinada pelo padre João dos Santos Barbosa Neto, reitor do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, pontua que “a Igreja é lugar aberto que acolhe a todas as pessoas de boa vontade que procuram a Deus. Lamentamos a instrumentalização das notícias que criaram confusão na comunidade católica.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado

Trânsito

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo

Polícia

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Foi morto em um confronto com policiais do Choque da Polícia Militar, na noite desta sexta-feira (18)

Trânsito

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Entre as rotatórias da Apaporé e da entrada do Calcário Bodoquena