Método depilatório de Raquel Brito pode gerar pus e coceira excessiva, alerta dermatologista

Você faz assim? Dermatologista explica consequências de se depilar da maneira como Raquel Brito fez em A Fazenda 16

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
depilação raquel brito (1)
Raquel Brito e sua mãe, dona Elisângela, em um quarto de hospital após a jovem deixar "A Fazenda 16" por problemas de saúde – (Fotos: Reprodução, TV Record)

Raquel Brito enfrentou sérios problemas de saúde e foi o grande assunto de “A Fazenda 16” nas poucas semanas em que esteve confinada, mas o principal tema envolvendo o nome da ex-peoa foi sua incessante coceira na região íntima.

Após deixar o reality da Record por complicações em um músculo do coração, a jovem de 22 anos veio a público e explicou porque se coçava tanto. Segundo a própria, seu método depilatório com o uso de prestobarba lhe causava alergia e, consequentemente, coceira.

“Yotra”, apesar de ter virado meme, o assunto é sério e precisa ser encarado com cautela. Raquel foi criticada e questionada por internautas de todo o país que se incomodavam ao vê-la se coçando sem parar, mas a verdade é que esta é uma realidade para muitas mulheres, segundo Bruna Lage, dermatologista de Campo Grande.

Depilação com prestobarba pode causar bolinhas com pus

Em conversa com o Jornal Midiamax, a profissional que cuida da pele esclarece algumas questões a respeito do método depilatório de Raquel, que envolve o uso de lâminas de prestobarba – o instrumento mais comum para aparar regiões peludas.

“Sim, a depilação íntima com gilete é algo que muitas de nós fazemos regularmente, mas é comum sentir desconfortos como coceira excessiva, irritação e até foliculite — que são aquelas pequenas bolinhas vermelhas, dolorosas ou com pus. Isso acontece principalmente por causa do atrito entre a lâmina e a pele, que pode danificar a barreira cutânea e deixar o caminho livre para bactérias”, comenta a dermatologista.

Bruna ainda elenca alguns fatores que costumam ocasionar aquela coceira incômoda após a depilação “lá embaixo”:

  1. Microlesões na pele: Quando passamos a lâmina repetidamente, a pele pode sofrer microlesões que irritam.
  2. Secura da pele: A depilação pode remover não só os pelos, mas também parte da proteção natural da pele, deixando-a mais seca e propensa a inflamações.
  3. Crescimento dos pelos: Quando os pelos começam a crescer de novo, a ponta cortada pode ser mais afiada e irritar a pele, o que causa coceira e, às vezes, encravamento.
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dra. Bruna Lage I Dermatologista (@brunalagedermato)

Como evitar coceira íntima após depilação com lâmina

Em contrapartida, a profissional também ensina como evitar irritação e foliculite depois da depilação com gilete. Segundo ela, existem vários cuidados que todos podem aderir para evitar coceiras e irritações na região íntima após o uso de lâminas para aparar pelos.

São elas:

  1. Higiene da lâmina: Use lâminas de boa qualidade e sempre limpas. Evite usar lâminas velhas ou enferrujadas. Troque a lâmina regularmente.
  2. Preparação da pele: Antes de depilar, lave a área com água morna e um sabonete suave. Nunca depile a seco — use um gel, creme de barbear ou óleo para facilitar o deslizamento da lâmina.
  3. Técnica adequada: Não pressione demais a gilete. Passe suavemente, sempre no sentido do crescimento dos pelos.
  4. Hidratação pós-depilação: Aplique um creme hidratante ou calmante específico pra região íntima, com ingredientes como aloe vera ou pantenol.
  5. Roupas leves: Evite roupas muito justas logo após depilar, pois o atrito pode causar mais irritação.
  6. Produtos bactericidas: Cremes ou loções com agentes antibacterianos podem ajudar a prevenir infecções.
  7. Esfoliação suave: Alguns dias depois da depilação, esfolie a área suavemente para remover células mortas.

“Embora a depilação com gilete seja rápida e prática, ela pode causar desconfortos. Seguir essas dicas pode ajudar a minimizar os riscos de irritação e foliculite. Se esses problemas persistirem, pode ser bom considerar outras formas de depilação, como depilação a laser ou com cera, que podem ser mais eficazes a longo prazo”, aconselha a dermatologista.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais: InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky X e Threads.

Conteúdos relacionados

filhote onça devora tatu (1)
ninho