Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Memorial do Instituto Homem Pantaneiro terá representação da mulher pantaneira

Memorial fica localizado no Porto Geral, em Corumbá
Monique Faria -
Memorial do Homem Pantaneiro. (Divulgação, IHP)

O programa Memorial do Homem Pantaneiro, mantido pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro), passará por reformas para incluir uma representação da mulher pantaneira em sua exposição permanente. O espaço fica localizado no prédio centenário Casa Vasquez & Filhos, no Porto Geral, em .

A representação da mulher pantaneira será desenvolvida por meio do uso de tecnologia, com projeções de histórias pantaneiras, e cenários montados.

De acordo com a socióloga do IHP, Wanessa Rodrigues, foram feitos estudos, relatos atuais e pesquisa de campo que buscaram retratar como é o cotidiano dessa mulher.

“Essa mulher pantaneira que a gente comenta é retratada como sendo pessoas destemidas, muito corajosas mesmo. São características comuns entre as mulheres pantaneiras. Elas se organizam e reorganizam dentro desse território, com sabedoria e entusiasmo pela vida, apesar dos desafios da distância, escassez de alguns recursos. Trabalhar com elas nas pesquisas de campo me fez ouvir muitos depoimentos dotados de inúmeros saberes especializados sobre o território pantaneiro, que só podemos acessar a partir do contato com elas. Agora, isso será representado no Memorial”, reforça a socióloga.

As obras, iniciadas neste mês de março, devem durar seis meses. A entrega da nova estrutura está prevista para setembro. A entrada continuará sendo gratuita após a reinauguração.

Sobre o Instituto do Homem Pantaneiro

O IHP é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundado em 2002, em Corumbá. O instituto atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

A ideia de materializar o programa Memorial do Homem Pantaneiro surgiu em 2012, mas a aprovação no Pronac ocorreu em 2019. As obras foram iniciadas em dezembro de 2020, e a inauguração ocorreu em dezembro de 2021.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)