O mágico mentalista, Rick Thibau, há 20 anos encanta plateias com suas habilidades de explorar os pensamentos e a mente humana. Apaixonado por mágica desde a infância, o mágico se profissionalizou em Londres, e desde então, faz apresentações da rara arte do mentalismo.

Talentoso mágico mentalista, o mágico já se apresentou em programas de destaque como “Encontro com Fátima Bernardes”, “Programa Silvio Santos”, “Ratinho” e “The Noite com Danilo Gentili”. Nesta segunda-feira (25), é o convidado especial do centésimo episódio do PodRir.

Na carreira desde 2004, Rick se profissionalizou com os ensinamentos do mago Alex Pittas, em Londres. Mas o mágico conta que a paixão pela arte da mágica surgiu quando ainda era criança.

“Meu padrinho Já falecido sabia fazer algumas coisas com baralho e eu tive duas influências que foram significativas: uma é a loja de mágica que ficava perto de onde eu morava, em Belo Horizonte. Essa loja existe até hoje, e se chama Castelo das mágicas. Às vezes voltando da escola, a gente passava lá para ver os mágicos. E minha mãe, no meu aniversário de cinco anos e de oito anos do meu irmão, contratou um mágico de lá e foi a primeira vez que eu vi um show de mágica na vida. No vídeo desse aniversário já aparece algumas mágicas que eu fazia na época, com itens de truques que minha mãe tinha comprado da loja, coisas que eu tinha aprendido em outros lugares”, explica.

Dos 11 aos 18 anos, Rick focou mais na música e se afastou um pouco da mágica, mas logo voltou a praticar quando machucou o pé e aproveitou o repouso para voltar a ler os livros de mágica e praticar para todos que iam em sua casa visita-lo. “Todo mundo ficava impressionado e eu pensei: que eu quero fazer isso de novo”, comenta.

Quando surgiu a oportunidade de ir para Londres, em 2004, com sua banda de heavy Metal, formada em Campo Grande, Rick acabou se esbarrando com a mágica. O profissional chegou a trabalhar em uma loja de mágica e até mesmo a se apresentar na Inglaterra.

“Eu tocava em uma banda de Heavy Metal daqui do estado. A gente foi para lá, eu tomei um pé na bunda da banda e acabei começando a trabalhar com mágica”, conta.

Arte do mentalismo

Mentalista é o artista cênico que recria em suas apresentações fenômenos da mente, através de experimentos interativos e testes mentais. Poucos mágicos se especializam no mentalismo, sendo raras as apresentações de artistas desse ramo.

“O mentalista faz coisas impossíveis de uma forma não visual, mas mental. Ele vai adivinhar um pensamento, vai influenciar um comportamento, vai hipnotizar, memorizar alguma coisa, e vai fazer demonstrações de uma mente extraordinária”, explica o mágico.

Os interessados em conferir o trabalho de Rick poderá vê-lo em ação no centésimo episódio do PodRir, transmitido às 19h, ao vivo no Facebook do Jornal Midiamax.