O lançamento do livro Diálogos do Ócio, do jornalista e escritor João Bosco de Castro Martins, reuniu intelectuais e admiradores do poeta Manoel de Barros, no Rio de Janeiro. A obra é um inventário de amizade entre o autor e o poeta, falecido em 2014.

A noite de conversa e autógrafos aconteceu na livraria da Travessa, no Shopping Leblon. Durante o evento, Bosco Martins autografou dezenas de exemplares de sua obra e também recebeu publicações. “Tivemos um grato momento de voar nas asas, na mente e na lembrança do Manoel. Por muito tempo [o poeta] vai cativar uma legião de admiradores de sua obra”, afirmou Bosco.

Compareceram ao evento escritores e jornalistas renomados, como Kika Gama Lobo, autora de “Crônicas de uma carioca grisalha” e Edilson Martins, autor do livro “Nossos Índios, Nossos Mortos”.  Além disso, o autor se encontrou com o presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), Merval Pereira, que teceu elogios sobre sua obra.

Diálogos do Ócio celebra 10 anos após a morte do poeta. O livro traz à tona confidências sobre Manoel, que teve uma vida reservada e confiava a Bosco Martins as intimidades da vida pessoal. A obra recebeu habilitação ao Prêmio Jabuti 2024 na categoria “Biografia-Reportagem”.

Bosco Martins e Merval Pereira, presidente da ABL. (Pedro Ernesto)