Você já ouviu falar em treino físico guiado pela astrologia? A personal trainer campo-grandense, Mari Ji Jesus, se baseia nos astros na hora de elaborar o plano de exercícios de seus alunos. O Método Luna, trabalhado pela profissional, promete mais leveza na atividade física, além de benefícios físicos e mentais.

Com o método, que foi desenvolvido por ela mesma, a personal distribui os treinos de acordo com o posicionamento lunar.  “Nós somos influenciados pela lua e nem fazemos ideia de que isso pode ser usado a nosso favor”, afirma Mari.

Na fase da lua cheia, por exemplo, a tendência é retermos mais líquido no corpo, de acordo com ela. Portanto, nessas ocasiões, o ideal é fazermos exercícios que promovam transpiração. “A tendência é que a gente fique com mais retenção de líquido, com as articulações mais doloridas, dor de cabeça e mais letárgicos. Então, é bom utilizar movimentos que faça a gente suar mais”, explica.

Já na fase de lua minguante, impera a falta de energia em nosso corpo, ditando também um tipo de exercício mais direcionado a isso. “Já que eu estou sem energia na fase nova para minguante, vou fazer um cardio, vou fazer um exercício ao ar livre, pegar o sol do dia”, afirma.

Influência da lua no corpo e mapa astral

Formada em educação física, a personal desenvolveu o Método Luna enquanto estudava astrologia um pouco mais à fundo e acompanhava as fases da lua em seu próprio corpo. Atualmente disponibiliza as mais de 150 aulas gravadas em plataformas digitais para os interessados.

“Um corpo com útero tem o seu próprio ciclo, tem suas próprias fases, então é mais fácil se conectar com essa essência. Mas todos os corpos são constituídos por 78% de água e a lua rege as marés e os oceanos, influenciando todos nós”, explica.

O método se ancora nas quatro fases da lua e qualquer pessoa pode executá-lo, de uma forma geral. Mas, a personal também trabalha com um método mais individualizado, levando em conta o mapa astral da pessoa que acompanha. Nesses casos, ela explica que guia as práticas de exercício relacionando os posicionamentos dos signos nas casas do mapa astral com as fases lunares.

“Se a lua está no signo de terra, por exemplo, e eu tenho um aluno tem muita terra no mapa dela, então eu sei que ela vai passar por um desafio de estar muito rígida, com uma ideia muito fixa, de querer atingir talvez uma perfeição. Mas pode ser bom para eu trabalhar por exemplo movimentos que exijam mais concentração, mais estabilidade e movimentos de equilíbrio”, explica.