‘Godó, o Mensageiro do Vale’: Uma jornada teatral pelas histórias da Chapada Diamantina

Espetáculo será apresentado nos dias 29 e 30 de agosto, gratuitamente, no Teatro Aracy Balabanian

Da Redação – 28/08/2024 – 11:47

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O espetáculo “Godó, o mensageiro do Vale” é fruto de uma pesquisa realizada pelo ator e produtor Caco Monteiro, sobre histórias do garimpo do diamante na região da Chapada Diamantina no coração do Estado da Bahia entre os anos 2000 e 2014. Uma ficção inspirada na história que aconteceu no Vale do Pati na Chapada Diamantina, Bahia, entre os anos de 1937 a 1985, época em que viviam duas mil famílias no vale. Em 1967 um decreto federal do governo militar, proibiu o cultivo do café na região e essas famílias foram obrigadas a abandonar suas terras. Hoje no local vivem somente oito famílias e esta ficção narra a história de uma delas, a família de D. Dalzija e seu filho Jáiso, carinhosamente conhecido como”Godó”.

O espetáculo é um monólogo, onde o ator Caco Monteiro, vive o personagem “Godó” aos 90 anos de idade, narrando sua história através de flashback,  onde ele interpreta também a sua mãe, seu pai, sua galinha Zenáide e ele aos 9 anos de idade. 

Ator e produtor cultural, Caco Monteiro, 63 anos de idade e há 45 anos trabalha profissionalmente no teatro, no cinema e na televisão. Já ganhou diversos prêmios, como o Martim Gonçalves de Melhor Ator da Bahia, em 1983, pela sua atuação na peça O Inspetor Geral, de Gogol. No cinema, participou de dezenas de filmes, entre eles a produção internacional Dawson, Isla 10 (2008), de Miguel Littin, Irmã Dulce (2014), de Vicente Amorim, Faroeste Caboclo (2011), de Renê Sampaio, Divaldo, o mensageiro da paz (2019) de Clovis Mello. Na televisão, participou de Laços de Família, em 2000, além de atuar em outras novelas e seriados da Rede Globo. Em 2016, foi assistente de direção de Deborah Colker na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. 

A iluminação de “Godó, o mensageiro do Vale”é de Jorginho de Carvalho. A trilha original é de Leco Brasileiro e Thais Bandeira assina a preparação corporal. A cenografia é de Daniela Steele e o figurino é de Maurício Martins. 

Serviço

Onde: Teatro Aracy Balabanian
Quando: 29 e 30 de Agosto
Hora: 20h
Entrada Gratuita

Ficha técnica

Texto e Ator: Caco Monteiro
Colaboração do texto: Maurício Assunção
Pesquisa: Diana Almeida e Caco Monteiro
Direção: John Mowat
Co-direção: Mauricio Assunção
Iluminação: Jorginho de Carvalho
Trilha Sonora: Leco Brasileiro
Preparação Corporal e Assistente de Direção: Thaís Bandeira 
Figurino: Maurício Martins /Acervo Boca de Cena
Cenário: Daniela Steele
Cenotécnico: Gringo Freitas
Operador de Luz: e Som Antonio “Kika”
Fotos: Cláudio Zakka/Mauricio Requião
Produção em Campo Grande: Haroldo Garay

Conteúdos relacionados