Membro do IHGMS (Instituto Histórico Geográfico de Mato Grosso do Sul) e Fundador do Grupo Acaba, o músico e pesquisador Moacir Lacerda prepara o lançamento de um projeto que promete repensar a história do Estado.

Com base em uma pesquisa centralizada no explorador e conquistador português Aleixo Garcia, o músico prepara um projeto que pretende divulgar “500 anos de história de Mato Grosso do Sul”.

Para tanto, ele vai lançar um álbum chamado “Aleixo Garcia, a jornada épica” e tenta angariar fundos para a produção de um videodocumentário, além de livros didáticos e debates em universidades. O projeto já foi apresentado a Marcelo Miranda, Secretário de turismo, esporte, cultura e cidadania, e aos diretores Silvio Lobo e Ivan Guedes.

Em sua pesquisa, Moacir defende a relevância histórica da passagem do navegante Aleixo Garcia em 1524 pelas terras onde hoje está localizado Mato Grosso do Sul.

“Em 1523, Aleixo Garcia iniciou a sua jornada épica pelo mítico Caminho de Peabiru, tradicional e milenar sistema bioceânico de trilhas e rotas indígenas no coração geográfico da América do Sul. Para tal, recrutou sob seu comando aproximadamente 2.000 indígenas Guarani/Karijó”, afirma o pesquisador.

Desse modo, em 1524, Aleixo Garcia foi o primeiro europeu a percorrer terras até então desconhecidas pelo mundo, diz Moacir. São elas: as terras brasileiras dos atuais estados de Santa Catarina, Paraná e de Mato Grosso do Sul; do Paraguai, da Bolívia e porções territoriais do Império Inca.

“O continente nunca mais seria o mesmo, pois pela mesma trilha de Aleixo não pararia de chegar forasteiros, transformando o espaço batizado de Laguna de Los Xarayes (Corumbá MS) no principal corredor de passagem do centro da América do Sul para os Andes e a Amazônia”, argumenta o pesquisador.

Após exposição e esclarecimento de dúvidas, o secretário de cultura designou o coordenador Ivan Guedes para levar o projeto ao conhecimento da secretaria de comunicação Governo de Mato Grosso do Sul.

Mas, independente disso, o músico Moacir Lacerda prepara para abril o lançamento do álbum “Aleixo Garcia, a jornada épica”, com músicas que abordam os passos de Aleixo Garcia. “Será lançado em abril, com participação de mais de 40 artistas de Mato Grosso do Sul. Serão 28 músicas contando essa história”, diz ele.

Confira uma prévia:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.