Janeiro é sinônimo de para a criançada, mas também de desafio para os responsáveis que sempre estão em busca de recreação para os pequenos. E nada melhor do que aproveitar este momento para estreitar os laços familiares e garantir um momento de muita diversão.

Pensando nisso, o Jornal Midiamax reuniu algumas opções gratuitas de lazer para as crianças brincarem muito e voltarem às aulas cheias de histórias para contar.

Museu Dom Antônio Pereira

O Museu José Antônio Pereira conta a história de uma família que saiu de Monte Alegre, em Minas Gerais, em busca de uma vida mais próspera e acabou fundando aquela que seria a capital de Mato Grosso do Sul. Por isso, é uma ótima opção para as crianças – e adultos – se aprofundarem na história da cidade. O local, que antes era a Fazenda Bálsamo, propriedade do filho de Antônio Luiz Pereira, conta com um acervo diverso e rememora a história da primeira família de .

  • Horário de funcionamento: Terça a sexta: 09h/17h – sábado, domingo e feriados: 13h/17h
  • Endereço: Av. Guaicurus, s/n – Monte Alegre
  • Agendamento só é necessário para grupos a partir de 10 pessoas.

Sesc

O Sesc também iniciou 2024 com uma programação recreativa gratuita, pensada nos pequenos.

No Sesc Camilo Boni, toda quarta e quinta-feira, das 13h30 às 17h e das 18h às 20h30, na sala de jogos e na quadra, estão sendo oferecidas atividades recreativas para crianças a partir de 4 anos. Vale lembrar que as crianças devem estar acompanhadas pelo responsável.

Endereço: Av. Afonso Pena, 3469 – Jardim dos Estados

Já às sextas, o Quintal Sesc acontece no Shopping Campo Grande, com recreação e cultura para toda a família, a partir das 17h. As atividades acontecem no estacionamento em frente à Riachuelo.

Endereço: Av. Afonso Pena, 4909 – Santa Fé

E por fim, aos sábados e domingos, a programação acontece no Espaço Sesc, no Shopping Norte Sul Plaza, das 14h às 20h, com muitas brincadeiras lúdicas, contação de história e música.

Endereço: Av. Cônsul Assaf Trad, 4796 – Parque dos Novos Estados

Parque das Nações

Fique atento: Parque das Nações fecha mais cedo neste final de semana

O Parque das Nações Indígenas é sempre um passeio a se considerar. Isso porque além do amplo espaço para a execução de diversas atividades, a criança ainda aprecia uma vista encantadora, sempre em contato com a natureza. O local conta com pista de skate, ciclovia, quadra de basquete, quadra para vôlei de areia, parquinhos e um vasto gramado, ideal para piqueniques e jogos.

  • Horário de funcionamento: das 6h às 20h30
  • Endereço: Av. Afonso Pena

Bioparque Pantanal

Em frente ao Parque das Nações há o Bioparque , o maior aquário de água doce do mundo. Com 21 mil metros quadrados de área construída, 5 milhões de litros de água e 359 espécies de animais, o espaço conta com 31 tanques de exposição, com espécies de todos os continentes. Alguns animais são destaques no Bioparque, como a famosa Gaby Amarantos.

Horário de funcionamento:

  • Terça a sábado
  • Manhã – 8h30 às 12h – Check-in (entrada) até às 11h
  • Tarde – 13h30 às 17h30 – Check-in (entrada) até às 16h30
  • Feriados – 8h30 às 14h30 (Check-in) entrada até às 13h30

Para fazer o agendamento, basta acessar o site clicando aqui. O Bioparque do Pantanal fica nos Altos da Afonso Pena.

Horto Florestal

Horto Florestal recebe inscrições para oficina de cultivo de plantas no  estilo 'kokedama'

O Horto Florestal é uma opção para quem busca uma atividade ao ar livre, mas na região central da cidade. Lá, além do contato com a natureza, os visitantes também têm acesso à Biblioteca Municipal Ana Luiza Prado Bastos, que conta com um acervo de livros infantis. A entrada também é gratuita e não há custos para ler as obras.

  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 16h às 18h
  • Endereço: Rua Joel Dibo, 1, Vila Carvalho