A FLIB (Feira Literária de Bonito) chega em sua oitava edição e lota a Praça da Liberdade, nessa quarta-feira (3), com a intenção de enriquecer ainda mais a região com cultura e arte. Além de apresentações por todo canto, a abertura ainda realizou a premiação do 2º Concurso de Redação, envolvendo alunos da rede municipal de ensino, estimulando a criatividade em redações e fazendo crianças quererem até reprovar para participar novamente.

A professora Mariane de Morais Rigotti, que leciona língua portuguesa, ficou emocionada em diversos momentos, ressaltando a oportunidade única aos alunos, que são de Águas do Miranda, distrito de Bonito, distante a 297 km de Campo Grande. Segundo ela, ao ver o edital, a coordenadora da escola já começou a incentivar a todos e a professora ficou responsável em realizar o trabalho com o sétimo, oitavo e nono ano da escola.

“Trabalhei o gênero, depois os autores homenageados, através da biografia. Por exemplo, Graciliano Ramos. Nós trabalhamos diversos resumos em sala de aula, do livro Vidas Secas e aí começamos a produzir. Pedimos para a família ajudar e expliquei a diferença de fronteiras, foi quando começaram a se empolgar e pensar em questões relacionadas a vida deles mesmo, a história deles, dos avós, dos familiares e começaram a fazer os textos. A gente corrigia na sala e foi indo, indo, até que usaram esse contexto rural e fizeram um paralelo com a vida deles”, disse Mariane.

Conforme a professora, as crianças trouxeram à tona as próprias histórias e foi um trabalho prazeroso. “E além de tudo isso tiramos o primeiro e o segundo lugar. Fomos campeões e agora bicampeões. É uma experiência maravilhosa e uma coisa é ler, outra é escrever. Acredito muito no conhecimento e vi que eles perceberam que a leitura vai longe, então, é uma alegria poder escrever e ganhar. O incentivo é tanto que tem alunos, hoje no ensino médio, dizendo que queria reprovar para participar de novo”, contou.

(Luana Chadid/Arquivo Pessoal)

Na categoria Prosa, os ganhadores foram Thiago Emanuel dos Santos, que ficou em terceiro lugar com o texto “O Monstro do Rio”, e em segundo, a aluna Giselli Martins Almeida, com “A história de um nordestino”. Em primeiro lugar, Ana Goulart apresentou o texto “Fronteiras Superadas”. Os três são alunos da Escola Municipal Rural Professor Francisco Aniso Corrêa Ferreira, do distrito de Águas de Miranda.

Na categoria Poesia, os vencedores foram Jhonfrank Emanuel Lopez Luna, com a poesia “Um venezuelano brasileiro”, da Escola Municipal Professora Durvalina Dornelles Teixeira, orientado pela professora Ana Paula Ortega Nunes Montenegro; em segundo lugar ficou Izabel Beraldo, com o poema “Vivência”, da Escola Municipal Professora Izaura Pinto Guimarães, com a orientação da professora Cleuza Aparecida Lopes dos Santos e, da mesma escola, a aluna Helenice Vitória de Carvalho, com o poema “A vida” ficou em terceiro lugar.

Para fechar a noite, a Praça da Liberdade recebeu shows musicais da dupla Erika Espíndola e Flávio Bernardo, e Guga Borba. 

Programação gratuita da FLIB

(Elis Regina/Arquivo Pessoal)

Nesta quinta-feira (4) a programação traz diversas atrações e mais de 600 crianças devem participar do Circuito Cultural Infantil, que contará com contação de histórias com Badaiá, a oficina “Palavras Poéticas” com Vini Willyam, um varal de brinquedos com Ramona Rodrigues e o espetáculo “Emaranhada” com Amarilis Irani, que celebra a representatividade negra através da história de Mavi.

A Cia Apoema apresentará o espetáculo Requebra Torto, trazendo cantigas e brincadeiras de infância.

Durante todo o dia acontecerão atividades para todos os gostos e interesses. Das 8h às 10h e das 14h às 16h, na Sala SinhaVitória, haverá a oficina de formação “Arte na Educação Básica” com Badaiá. Das 9h às 10h, na Sala Morro Azul, ocorrerá uma roda de conversa intitulada “Fronteiras e Travessias” com Álvaro Banducci Jr e Maria Adélia Menegazzo. 

Às 15h, no Lounge, acontece o “Dedo de Prosa” com Marlene Mourão (Peninha), André Ramalho, Rossini Benício e Jander Gomez, seguido do “Café com Letras” às 15h30, com o lançamento de livros. 

Às 16h haverá Conversas Literárias com a poeta Jô Freitas, mediadas por Karina Vicelli do IFMS de Dourados. Às 17h, Douglas Diegues ministrará uma palestra sobre poesia e literatura nas fronteiras desconhecidas do Brasil com o Paraguai, mediada por Thaís Pompeo. 

Às 18h, no Lounge, haverá uma roda de conversa sobre as trajetórias de Hélio Serejo e Aglay Trindade, homenageados nesta edição, mediada por Lora Bertolucci e Melly Sena. Às 19h, Thiago Mio Salla apresentará a palestra “Um Novo Velho Graciliano Ramos: Fronteiras e Travessias”. 

No Palco Principal, às 20h, será exibido o filme “Vidas Secas”, seguido pela apresentação do Slam Camélias às 21h e um show musical com Vozmecê às 22h.

Para participar das oficinas, é preciso se inscrever pelo link https://bit.ly/OficinasFlib2024 e a programação completa está disponível em https://flibonito.com/programacao/.