Inicialmente previsto para ser branco e lançado em fevereiro, os testes para a palha atingir a cor ideal falharam e por isso houve o adiamento do chapéu do cantor, compositor e violeiro João Carreiro. Infelizmente, um mês antes, ele nos deixou e agora fãs vão poder prestigiar uma estátua do artista, perto do rancho onde morava, em Campo Grande, além de adquirir objetos característicos dele.

“Ele sempre teve a representação pela Pralana, porém, também estava com um trabalho com a marca Karandá, que tem como característica a palha, só que ela não atingiu a cor branca. Seria lançada em fevereiro, por um preço acessível, mas, agora ainda não está definido. Eu e a filha do João Carreiro estamos definindo o tipo e modelo, se vai ser JC na frente, João Carreiro ou a cruz que ele gostava. Está nos finalmente”, afirmou ao Jornal Midiamax a esposa, Francine Caroline.

Coletiva com a esposa e pessoas próximas ao João ocorreu nesta segunda-feira (11), em Campo Grande. (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Estátua de 7 metros, perto do rancho onde morava

A família, amigos e pessoas que gerenciam a carreira do João Carreiro também estão envolvidos na construção de uma estátua para ele, perto do rancho onde morava, no CLC (Circuito de Laço Comprido). O lançamento ocorrerá durante o 10º Brasileirão de Laço Comprido, cuja entrada será gratuita. Enquanto isso, os envolvidos estão em busca de doações.

Ainda em esboço, a estátua vai mostrar João carregando a viola, usando o chapéu e o cinto afivelado característicos. Segundo o diretor do CLC, Abeldes Junior, conhecido como Pitiço, será um projeto semelhante ao Jeromão, o monumento do peão, existente em Barretos (SP).

“O CLC recebeu esta família maravilhosa, que sempre nos deu a honra de estar ali. E aí tivemos a perda deste grande amigo, uma pessoa que posso dizer que era de casa, já que convivemos durante muito tempo. O João era uma pessoa maravilhosa, ilustre, conhecida a nível Brasil e que defendia a bandeira da viola caipira. E, mediante a tudo, o CLC e amigos se juntaram para fazer uma homenagem ao nosso amigo que nunca vai deixar de existir e a obra dele ultrapassa gerações”, afirmou Abeldes.

Lançamento de músicas inéditas

Responsável pela gestão empresarial da carreira do João Carreiro, Henrique Borges, disse que a ideia da comitiva começou a se desenvolver, contando com o apoio da esposa do cantor.

“O projeto terá participação de artistas nacionais, que são amigos próximos dele. O projeto vai contar com músicas inéditas, seriam seis agora de início, que seriam os próximos trabalhos deles, nas vozes destes convidados. A ideia é gravar áudio e vídeo disto e continuar o legado do João e da viola caipira dele”, ressaltou.

Esposa do João Carreiro. (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)