O Encontro Nacional de Violeiros e Violeiras de , que foi um sucesso em , no ano de 2023, retorna com a edição Municípios de MS. Ainda sem cronograma, o evento circulará pelo interior do estado, passando pelos municípios de Maracaju, , Vicentina, Jateí, , Ivinhema e Ponta Porã.

Com uma programação dedicada à viola caipira, o evento tem como objetivo principal fomentar e promover novos talentos no cenário musical do estado. O encontro é promovido pela ACVVMS (Associação Cultural dos Violeiros e Violeiras do Estado de Mato Grosso do Sul), com apoio do Governo do Estado.

A primeira etapa do evento, agendada para os dias 19 a 21 de abril, vai receber talentos locais e regionais como Alex e Yvan, Brenno Reis e Marco Viola, Manutti, Ivi Rondon (Corumbá), Ed e Wanderson (), Bruno e John (Campo Grande), Bia Violeira (Londrina) e a talentosa Clara da Viola, de apenas 13 anos, vindo diretamente de Rondonópolis (MT).

O evento marcará a segunda edição do Encontro em Campo Grande, que acontece de 1 a 10 de novembro de 2024, com muita , aprendizado e celebração da tradição caipira.