Documentário sobre produtoras rurais na fronteira com o Paraguai será lançado no MIS

‘Esmalte no Alimento’ conta história de cinco mulheres que receberam terras dos programas de Reforma Agrária Brasileira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Documentário 'Esmalte no Alimento'. (Divulgação)

No dia 17 de setembro, o MIS (Museu da Imagem e do Som) vai receber, às 19h, o lançamento do documentário ‘Esmalte no Alimento’. O filme mostra a vida e trabalho de mulheres que trabalham na produção rural, na região da fronteira com o Paraguai.

O documentário, que tem duração de 20 minutos, conta com depoimentos de cinco mulheres que receberam terras dos programas de Reforma Agrária Brasileira. Assim, em Esmalte no Alimento, essas mulheres relembram o período de acampamento, a espera pela entrega da terra, a conquista do pedaço de chão e o início das atividades de criação de pequenos e grandes animais, e o trabalho na lavoura.

A obra se divide em cinco eixos que representam o imaginário dos sabores que alcançamos com os alimentos: salgado, doce, amargo, azedo e umami (o quinto sabor). A linha condutora do roteiro teve inspiração no livro UMAMI, da jornalista Patrícia Leite. Nessa métrica imaginária, o documentário permite ao público reconhecer e se emocionar com a determinação da força feminina na produção de alimentos no Brasil.

Dessa forma, o documentário é uma homenagem à todas as mulheres que trabalham nas pequenas propriedades do país, produzindo alimento e vivendo do que plantam. O lançamento do filme é aberto ao público, no MIS, que fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, em Campo Grande.

Esmalte no Alimento foi roteirizado e dirigido pelo jornalista Sérgio Carvalho. A produção é da TBX AUDIOVISUAL, sob direção executiva de Gabriela Oliveira Xavier. Além disso, conta com recursos da Lei Paulo Gustavo municipal 2023.

Conteúdos relacionados