Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Do jeito que ele sonhou’: filme de professor assassinado estreia 5 dias após sua morte e emociona público

Data já estava planejada e foi mantida como forma de homenagear Roberto Figueiredo
João Ramos -
filme professor assassinado
Roberto Figueiredo era uma das figuras mais importantes no cenário da cultura local - (Fotos: Arquivo Pessoal)

A noite do lançamento do documentário “Onde você estava?”, dirigido pelo professor Roberto Figueiredo, foi marada por muita emoção e homenagens ao educador e cineasta em (MS). A do filme aconteceu na noite desta quarta-feira (18), no Teatro Aracy Balabanian, e comoveu quem esteve presente, especialmente por acontecer cinco dias após Roberto ser assassinado, vítima de latrocínio na Capital.

De acordo com a FCMS (Fundação de Cultura de ), a data de lançamento já estava planejada e era um sonho do professor. Por decisão conjunta envolvendo instituições culturais e a família do docente, a programação foi mantida como uma forma de homenageá-lo.

Em seu discurso de abertura do evento, a Pró-Reitora de Graduação e Extensão da UCDB, Rubia Marques, lembrou com carinho do colega de trabalho. “No começo desse ano ele me procurou para falar do documentário. Um dia ele me encontrou no corredor e falou que estava tocando o projeto. E há poucas semanas volta o Roberto me falando assim: ‘vamos marcar a data de lançamento do documentário?’, e foi uma surpresa para mim, porque já estava pronto o projeto”, contou.

“É esse projeto que nós vamos ver aqui hoje, com tantas coisas que ele fez. Isso aqui é a realização de um sonho. O Governo do Estado e a Fundação de Cultura compraram a ideia e tem um projeto lindo que nasceu e que vai ser apresentado aqui nesta noite. Isso é um presente para todos nós que estamos aqui, destacou ela.

filme professor assassinado campo grande
Logotipo do documentário – (Foto: Divulgação)

Para o secretário de estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, estar presente no evento foi delicado.Difícil estar aqui na ausência deste grande amigo, eu tive o prazer, a honra de trabalhar com ele durante 22 anos na UCDB, um grande amigo, parceiro, que deixou um legado fantástico, não só na cultura de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, do Brasil, mas para nossas vidas”, lamentou.

O Beto está presente aqui com sua obra, em nossos corações, em nossas memórias, em todo o trabalho que ele fez e nas nossas relações […]. Vamos deixar a tristeza de lado e vamos celebrar a vida, a obra, tudo o que o Beto plantou em nós”, finalizou.

Após as homenagens a Roberto, o documentário “Onde você estava?” foi exibido no Teatro. O filme reflete sobre a identidade de Mato Grosso do Sul a partir da perspectiva de historiadores, jornalistas, artistas e comerciantes que viveram o movimento separatista de Mato Grosso, em 1977.

Confira abaixo alguns trechos de depoimentos que constam no documentário:

“Nessa época eu estava trabalhando no Hospital São Julião, e eu não vinha com muita frequência ao centro da cidade, eu não acompanhava mais tão de perto as novidades. E praticamente eu fui pega de surpresa, disse Lenilde Ramos.

“Embora nunca tenha tido, de fato, movimentos organizados, em peso, movimentos que abalaram as estruturas políticas, populares, oligárquicas da época, mas sempre tinha alguma coisa acontecendo, e isso desde logo depois daquele momento que se planejava a Constituição Brasileira pós Independência do Brasil, disse Américo Calheiros.

“Aquelas emoções todas estão lá. Foi uma forma como eu senti, eu senti de uma forma emocional. Não sabia bem se queria, não sabia bem se não queria, Sabia que estava acontecendo e que lá naquele momento em teve uma má repercussão, enquanto que aqui foi uma festa, afirmou Humberto Espíndola sobre a criação do Estado de Mato Grosso do Sul.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas Upas e nos CRSs de Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Após um ano, Justiça marca audiência de acusado por homicídio em quitinete

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Domingo amanhece gelado, mas temperaturas devem subir durante o dia em Mato Grosso do Sul  

Últimas Notícias

Cotidiano

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

Contaminações pelas unhas podem resultar até mesmo em amputações

Cotidiano

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Os próximos voos que partem de Campo Grande operam das 8h às 20h55. Já os voos de chegada operam das 08h15 às 23h

Cotidiano

‘Um dia no Parque’ acontece neste domingo e evento é oportunidade para contato com a natureza

As atividades se concentram em quatro parques estaduais: Matas do Segredo e Prosa, em Campo Grande; Nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica; e Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí

Transparência

Incra cede área em assentamento de Nova Alvorada do Sul para prefeitura

Repasse, por cerca de 20 anos, envolve quase 10 hectares no projeto de assentamento Bebedouro