Os últimos dias têm sido desesperadores para muitas famílias brasileiras que vivem no Rio Grande do Sul, em decorrências das chuvas. Contudo, essa não é a única grande enchente que atingiu a região. O estado enfrentou situação parecida em 1941.

O Aventuras na História, do portal UOL, publicou uma reportagem, nesta quarta-feira (8), sobre a grande inundação que atingiu Porto Alegre há mais de 80 anos atrás, no ano de 1941. A matéria traz imagens da época, preservadas pelo Museu Joaquim Felizardo, que mostram a dimensão da tragédia.

O desastre aconteceu no meio da Segunda Guerra Mundial, entre abril e maio daquele ano. Na época, o Brasil estava sob o regime ditatorial do Estado Novo, comandado por Getúlio Vargas.

As chuvas duraram cerca de 22 dias, elevando os níveis dos rios Caí, Gravataí, Jacuí e Sinos, que desaguam no Guaíba. Assim, a precipitação na cidade chegou a 791 litros de água por metro quadrado, inundando vários bairros.

Imagem da enchente em Porto Alegre (1941), preservada pelo Museu Joaquim Felizardo. (Reprodução, Aventuras na História)

Comparativo das tragédias

O nível do Rio Guaíba chegou a 4,76 metros, com as fortes chuvas de 1941. À titulo de comparação, a marca atingiu 55 centímetros a menos do que a enchente de 2024, que registrou um nível de 5,31 metros, neste domingo (5).

Na ocasião, 26% da população, cerca de 70 mil pessoas, tiveram suas residências afetadas. A inundação comprometeu o fornecimento de gás e energia elétrica, resultando em um apagão na capital.

Imagem da inundação em Porto Alegre (1941)/ Acervo Museu Joaquim Felizardo. (Reprodução, Aventuras na História)

Na tragédia de 2024, entretanto, 401 municípios ficaram debaixo da água. Até esta quarta-feira (8), o último Boletim da Defesa Civil registrou 100 mortes, 128 desaparecidos e 372 feridos.

Enchentes afetaram cerca de 70% dos municípios do Rio Grande do Sul . (Divulgação, Governo RS)