Campo Grande recebe a primeira edição do Desapega, com exposição de 97 brechós neste sábado (23). As peças de roupas da moda sustentável podem ser encontradas a partir de R$ 5.

O evento ocorre no Parque Ayrton Senna e os atendimentos vão até às 16h. Há oito anos no mercado da moda sustentável, Elza Grabowski, de 59 anos, ressalta que o evento entrega mais do que peças raras. “Eu tenho plantas, livro”, comentou.

A dona de uma brechó destaca que o setor “é um novo estilo de consumo. Você compra uma peça única, uma peça barata, uma peça boa e paga menos”. Assim, espera que outras edições do evento sejam realizadas na cidade. “Hoje é a primeira, espero que seja de muitas assim, para a pessoa desapegar”.

brechós peças
Feira acontece neste sábado (23). (Ana Laura Menegat, Midiamax)

A subcoordenadora do Coletivo de Brechós, Amparim Lacatos, de 55 anos, garante que esta é a primeira edição de muitas. “Não recordo a data, mas 20 de maio ou 25 de julho. A gente tem essas duas datas autorizadas para fazer o evento aqui”, adiantou ao Jornal Midiamax.

Apesar de já participarem de outros eventos, como o coletivo de brechós no Horto Florestal, a subcoordenadora destaca que o foco da ação é o desapego. “Conscientizar as pessoas da importância do evento. O desapego também para o meio ambiente e também fazer essa economia circular, é uma forma de você passar as coisas pra frente, dar oportunidade para as peças”, justificou a organizadora.