Na próxima semana, alunas do ballet do Sesc Lageado vão marcar presença no Festival de Dança de Joinville, entre os dias 15 e 27 de julho. As bailarinas de Mato Grosso do Sul vão apresentar suas coreografias nos dias 16, 17 e 19.

O Festival de Dança de Joinville é o maior evento de dança do mundo, atraindo participantes de todos os cantos do Brasil e do exterior.

Yasmin Ribeiro, 18 anos, que frequenta o curso de ballet do Sesc Lageado desde 2012, participa do festival pelo segundo ano seguido.

“Para mim é a realização de um sonho. Quando era mais nova eu sonhava em dançar neste festival. Em 2018, nos inscrevemos com várias coreografias, ficamos com expectativas lá no alto de sermos selecionados, o que não aconteceu. Ainda assim, tive oportunidade de ir e fazer aulas com professores renomados”, disse a bailarina.

A bailarina Amanda de Andrade, 17 anos, conta que em quatro anos já teve oportunidade de ir para a Argentina e, pela primeira vez, participa do Festival de Joinville.

“Acho que é o sonho de muitas bailarinas participar desse festival. Vou viver essa experiência, me esforcei para conseguir e o Sesc também nos deu essa oportunidade e agora vou ter isso no meu currículo”, explicou Amanda.

Talentos nacionais

Para a diretora regional do Sesc MS, Regina Ferro, a participação contínua do corpo de dança do Sesc MS neste evento reafirma o talento e a competência das alunas do ballet local, colocando-as em destaque no cenário da dança nacional.

“É muito satisfatório constatar que nosso trabalho impacta de forma tão positiva a vida desses jovens. Participações como essa são como uma vitrine para todos esses anos de empenho e também um reconhecimento que contribui para o desenvolvimento pessoal dessas meninas e todas as suas potencialidades”, pontuou Regina.

Além das apresentações, as alunas terão a oportunidade de participar de diversos cursos e oficinas oferecidos pelo festival. Essas atividades são essenciais para o aprimoramento técnico e artístico das dançarinas, proporcionando um enriquecimento ainda maior de suas performances.

Por que Festival de Dança de Joinville é o maior?

O Festival ganhou o título de maior do mundo em 2005, saindo no Guinness Book, o livro dos recordes, que destaca marcas expressivas em vários segmentos.

O recorde ocorreu 22 anos após a primeira edição, em 1983, em razão do número de participantes: conforme o Guinness, o evento reuniu pelo menos 4 mil bailarinos do Brasil e de outros países. Em 2019, a última edição antes da pandemia, 9.397 pessoas se inscreveram, número que dobrou a marca registrada pelo Guinness.

Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de 7 mil participantes diretos. Além disso, o festival atrai público superior a 230 mil pessoas durante os doze dias de Festival.

Participantes de todo o país e do exterior viajam até Joinville para concorrer na Mostra Competitiva, se apresentar no Meia Ponta ou nos Palcos Abertos que se espalham pela cidade.

Sobretudo, há um leque para aprimoramento profissional por meio de didáticas inclusivas. O evento oferece cursos, oficinas, workshops, palestras, debates e inúmeras ações voltadas aos bailarinos e coreógrafos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.