Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Filósofo e escritor, Heitor lança em Campo Grande coleção de livros infantis sobre problemáticas sociais

Coleção de livros aborda temas de preservação do meio-ambiente, trabalho infantil, cuidados com os idosos e violência doméstica
Monique Faria -
Coleção de livros infantis do autor Heitor Simões abordam temas como trabalho infantil e violência contra a mulher. (Divulgação)

Quando o assunto é livros infantis, logo vem à cabeça temas mais lúdicos, referentes ao imaginário criativo das crianças. Contudo, se faz necessário também abordar na infância tópicos mais sensíveis, que contribuam com a formação do caráter das crianças. Dessa forma, a leitura desempenha um importante papel em sensibilizar as crianças para temas urgentes como preservação do meio-ambiente, respeito as mulheres e idosos.

Morador de , o filósofo, professor e escritor Heitor Simões, lança uma coleção de livros infantis com temáticas relevantes na sociedade atual. Os quatro livros englobam assuntos como , meio-ambiente, cuidados com os idosos e violência contra a mulher.

Ora, trabalho infantil… Estou fora!“, aborda o enfrentamento ao trabalho infantil. O livro discute as condições de trabalho e reforça que, quando desempenhado por crianças e adolescentes, é ilegal, além de privá-los de atividades apropriadas para sua idades, como brincar e estudar.

Terra, a Morada de todos nós!” ressalta a importância da educação ambiental e sustentabilidade. O livro ensina, de forma lúdica e pedagógica, os cuidados gerais para preservação do planeta Terra, como reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos.

Vida, cuidados, respeito, saúde e moradia” traz os cuidados que devemos ter com os idosos, voltados à saúde, deveres e direitos dessa população. Já o livro “Que a Maioria Sempre Vença a Violência” traz uma reflexão sobre a .

Temas de preservação ambiental e cuidado com idosos fazem parte de coleção de livros. (Divulgação)

Livros trabalham temas sensíveis de forma simplificada

De fácil leitura e compreensão, grande parte das obras é em formato de poesias, com rimas simples. Nas escolas, os exemplares são trabalhados com o autor, em um bate-papo (oficina) sobre o assunto.

“Escrevo livros infantis desde 1999. São mais de 35 publicações. Criei um projeto de Filosofia Infantil chamado H.E.L.P (Hora Especial do Livre Pensar), onde as crianças têm possibilidades de desenvolverem o pensamento crítico-reflexivo através da leitura, formulação de perguntas e respostas. Os assuntos são escolhidos de acordo com a importância social”, conta o autor.

Assim, o livro Que a Maioria Sempre Vença a Violência, é uma tentativa trabalhar o tema dentro de escolas e espaços que possibilitem o diálogo. O intuito é sensibilizar, principalmente as crianças, sobre o respeito, cooperação e liberdade.

“O livro informa, traz dados, onde buscar ajuda e de que forma, além de mostrar todos os tipos de violência exercido hoje. É um livro para ser desenvolvido principalmente nas escolas, empresas, ongs, etc”, ressalta Heitor.

Sobre o autor

Nascido no Ceará, Heitor Simões veio para Campo Grande ainda na adolescência. Além de escritor, é filósofo, especialista em educação infantil. O profissional foi um dos criadores do C.E.A.F (Centro de Estudos e Atividades Filosóficas do estado do Ceará). Além disso, foi chefe de educação ambiental da cidade de , em 2007.

Compositor e poeta, o autor escreveu vários livros didáticos e paradidáticos voltados para a filosofia infantil, educação ambiental e valores socioemocionais. Entre eles, o livro Phylos, pelos caminhos da filosofia, para o ensino do EJA no estado do Ceará e Piauí.

Assim, o autor recebeu o prêmio ambientalismo e ecologia pelo município de Campo Grande, em 2014. Foi membro da UBE/MS (União Brasileira dos Escritores de MS). Participou como finalistas da 1ª Literasul, ficando 3º lugar com o conto: A Porta. Além disso, recebeu menção honrosa do XXVIII prêmio Professor Hernane, na cidade de Redondo, em Portugal, no ano de 2023.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Mharya

Campo-grandense deixou MS há 10 anos para viver vitórias do jiu-jitsu nos EUA

Salários de julho dos servidores municipais de Dourados já estão disponíveis para saques

Em três dias, MS tem tempestades com 412,9 mil raios e queda de energia

ms pavimentação

Pavimentação de 17 km da MS-444 vai custar R$ 39,3 milhões

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada em vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

carne

Tarifaço Trump: carne produzida em MS é vendida para mercado interno e outras exportações

renata saldanha campea do bbb 25 recebe premio

‘A surucucu voltou’: Lembra dela? Campeã do BBB 25 chora ao receber prêmio do programa ao som de louvor

Últimas Notícias

Cotidiano

Justiça absolve colombiana que usava carcaça de animais em obras de arte

Artesã foi denunciada por supostos crimes ambientais

Política

Réus por crimes graves podem ter que pagar indenização para vítimas e parentes

Projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados e ainda passará por análise de duas comissões

Política

VÍDEO: comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que EUA perde com tarifaço de Trump

Nelsinho chama tarifaço de 'perde-perde' e mostra como será a realidade dos Estados se a medida for realmente adotada

Polícia

Rodovias de Mato Grosso do Sul ocupam primeiro lugar no ranking de maiores apreensões de cocaína

Em duas rodovias do Estado, foram apreendidas mais de 5 toneladas de cocaína