Já andou em um local cheio de folhas e escutou aquele “crac crac” característico, em que vão quebrando de acordo com o seu caminhar? Só neste gesto é possível perceber a delicadeza, imagine então fazer bordados nelas, passando milhares de vezes a agulha, sem quebrar nenhuma vez. É nesta sutileza que o designer Alan Vilar, de 29 anos, mostra o seu trabalho e, recentemente, deixou incrédula a apresentadora global Ana Maria Braga, dando a ela um Louro José bordado à mão em folha de cervejinha esqueletizada.

“A produtora do programa entrou em contato este ano, após ver um vídeo de uma arara na técnica stumpwork, que seria um bordado com volume. Na ocasião, eu disse que faria um papagaio para presenteá-la, então, aproveitei a oportunidade que estava em São Paulo, onde fui ministrar cursos, para entregar o presente. Só que aí me convidaram para entregar pessoalmente e foi muito especial”, afirmou Alan ao MidiaMAIS.

Papagaio da Ana Maria e onça da Regina Casé (Instagram/Reprodução)

Segundo Alan, existe um simbolismo muito grande entre Ana Maria e o papagaio. “Minha avó sempre gostou muito de cozinhar e assistir aos programas dela, sempre com o Louro José. Até hoje eu e todos da família vemos recortes na internet, estamos sempre pegando receita e vendo os pensamentos, então, é uma figura que sempre esteve presente. E o papagaio eu soube também que, além da relação muito forte na carreira, é algo que a Ana gosta. Ela teve um papagaio de estimação, então, eu quis representar toda esta relação”, explicou.

Bordados feitos pelo artista de MS (Instagram/Reprodução)

Neste bordado, em específico, Alan falou que permaneceu três dias envolvido na confecção do trabalho.

“Fiquei uma média de 15 horas bordando, mas, como se trata de uma superfície natural, existe todo o trabalho de preparar e emoldurar. Quando ela viu, ficou incrédula, perguntou como foi feito e, como a maioria das pessoas, quis entender um pouco mais sobre a técnica, como faz para não quebrar a folha e aí foi muito legal ver ela encantada e feliz”, comentou.

Atuante na área há 10 anos, Alan se especializou nas artes visuais, mais especificamente na área têxtil, mostrando grande parte dos trabalhos no Instagram. Morador de Campo Grande (MS), ele relembra que desenhava terra, com galhos e, anos depois, passou para penas e folhas, escolhendo animais que fazem parte da fauna sul-mato-grossense.

“Lá é uma vitrine muito grande e gera toda esta curiosidade do pessoal. Recentemente, uma colega da Regina Casé me encomendou uma onça na folha, é um animal que ela gosta bastante”, relembrou.

Confira aqui o momento em que Alan entrega o presente para Ana Maria Braga: