Após meses de trabalho, reta final para o Carnaval é ‘gás’ de ânimo para escolas de samba: ‘muita energia’
Desfiles de Carnaval serão divididos em dois dias
Jennifer Ribeiro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após visitarmos duas escolas que desfilarão na grande estreia do Carnaval 2024 em Campo Grande, chegou o momento de irmos até duas que se apresentarão na terça-feira (13), para conferirmos como estão os preparativos para o grande dia! Até lá, os dias – e madrugadas – serão de muito trabalho e atenção aos detalhes.
Estamos na Vila Nasser para visitar a sede da escola de samba ‘Deixa Falar’, campeã três anos consecutivos do Carnaval de Campo Grande. Ao entrarmos, somos recebidos com entusiasmo de quem trabalha com afinco na confecção das fantasias. Vamos até Francis Fabian, presidente e carnavalesco da escola, que não exita em nos contar detalhes dos bastidores para o desfile, mas, com uma condição: não podemos entregar muitos detalhes do que estamos vendo. Ele quer surpreender quem for assistir ao desfile.
Francis começa nos contando sobre o samba-enredo, que este ano é ‘IGBAGBO’, que significa fé em ioruba. A inspiração, segundo o presidente, veio da música de Gilberto Gil, ‘Andar com fé’: “Andá com fé eu vou, que a fé não costuma faiá”.
“Quando acaba um desfile a gente já vai pensando, se preparando para o próximo. E eu sempre tive essa música dentro de mim, então escolhemos ela como enredo na intenção de contar um breve relato sobre a fé”, explica. “Fé é aquilo que a gente não vê, mas sente, a gente crê”, pontua.
Neste ano, cerca de 30 pessoas trabalham quase que diariamente nas confecções das peças, mas Francis ressalta que a comunidade tem papel fundamental na história da escola. Isso porque existe uma grande mobilização de moradores que levam trabalho para casa, só para garantir que tudo seja feito com a antecedência e perfeição necessárias. Em 2024, cerca de 600 pessoas devem representar a escola na avenida.
“Estamos felizes e ansiosos. Sempre buscamos fazer um bom trabalho, mas é só lá na hora que vamos saber mesmo. É tudo imprevisível”, afirma. “Mas agora estamos no momento de verificar tudo e garantir que tudo saia como sonhamos”, ressalta.
“Energia boa”
Nos despedimos e seguimos para o bairro Tiradentes até a casa de Mariza Fontoura Ocampos, presidente da escola de samba Igrejinha. Somos recebidos com a mesma agitação e alegria. É Carnaval! No local, encontramos várias fantasias finalizadas e outras que esperam alguns detalhes para enfim serem entregues às mãos de quem irá vesti-las no grande dia do desfile.
O enredo deste ano, como nos conta Mariza, é ‘Mistério: Enigmas da Sociedade’. A proposta da escola é contar a história de alguns dos maiores mistérios que cercam a humanidade e como eles impactam na história. “Tudo tem um motivo, tudo na vida, todos os povos, tudo é cercado por mistério”, enfatiza.
Enquanto percorre sua sala de estar, Mariza vai nos mostrando algumas peças, como elas devem funcionar em cada fantasia e qual é a proposta de cada uma delas. Claro que não daremos detalhes ou isso estragaria o fator surpresa, mas, com brilho nos olhos, ela explica que este ano a Igrejinha vai entrar na avenida com muita determinação, em busca de uma ótima colocação no desfile.
“São muitas pessoas trabalhando. Temos costureiras, serralheiros, escultores, aderecistas e todo mundo está trabalhando com muito amor. Igrejinha este ano vem muito bem preparada, realizando o trabalho com muita organização”, conta.
Embora estejam todos na correria, ao olharmos a sala de Mariza vemos que as confecções começaram com antecedência, já que está tudo bem organizado, separado e muitos, finalizados. A presidente da escola de samba explica que o repasse antecipado é o que possibilitou que houvesse mais tempo e organização na confecção. “O repasse veio um pouco mais cedo, no ano passado, e isso permitiu que alugássemos uma quadra, que começássemos tudo com muito mais antecedência”, explica. “Se for assim todos os anos, será uma maravilha, vamos sempre fazer um Carnaval cada vez mais lindo!”
E é com muita alegria que 300 pessoas representarão a escola no desfile. Com mistério, energia e cumplicidade, levarão para a avenida muita cor e uma apresentação inesquecível. “O tema é cheio de energia boa e todos nós sentimos isso quando definimos o enredo. É o que queremos levar para a avenida”.
Escolas desfilam na segunda e terça-feira
Os desfiles de Carnaval em Campo Grande serão divididos em dois dias: segunda-feira (12) e terça-feira (13), na Praça do Papa, a partir das 19 horas. A escola responsável pela abertura no primeiro dia de folia será os ‘Herdeiros’. Na sequência, ‘Cinderela’, ‘Vila Carvalho’ e por último, ‘Catedráticos’.
No dia seguinte, terça, a abertura fica por conta da ‘Corte de Momo’. ‘Deixa Falar’ vem na sequência, ‘Igrejinha’ e ‘Unidos da Vila Carvalho’ ocupam 2º e 3º lugar na apresentação.
Além da entrada gratuita, no local haverá praça de alimentação. Para quem não puder acompanhar, a Lienca CG fará transmissão ao vivo pelo canal oficial da Liga no YouTube.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Funcionário do Detran morre em hospital após acidente entre motos
Acidente foi entre duas motos, uma moto BMW e uma Honda Biz
PF realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil em Campo Grande
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões, diz ministro
Número foi passado pela Casa Civil na reunião da Junta de Execução Orçamentária
Internacional vence o Vasco em São Januário e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileiro
Vasco voltou a perder diante do seu torcedor em São Januário
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.