A pequena prodígio Anne Isabel, de apenas 9 anos, está despontando no jiu-jitsu nacional e planeja alcançar a glória internacional após ‘esgotar’ as competições. Desde 2022, a atleta já coleciona 20 títulos estaduais e nacionais.

A atleta-mirim treina desde outubro de 2021, em Campo Grande. “No início foi para sair do sedentarismo, mas fui gostando. Após assistir a um campeonato que meus colegas de equipe estavam lutando em março de 2022, decidi competir também”, conta ela ao Jornal Midiamax.

Como faz aniversário apenas em dezembro, Bebel luta nas competições como se já tivesse a idade completa. “Faço diariamente treino físico na academia. Depois tenho treino de posição no Jiu-jitsu e em seguida nossos treinos de luta, somando 4 horas de treino”, diz sobre a rotina puxada.

Entretanto, a atleta não dispensa um bom pote de açaí. Fã assumida do mar, Bebel não deixa os estudos de lado e quer cruzar os oceanos para competir nas mais importantes competições de jiu-jitsu, o Grand Slam. Neste ano, a competição acontece em Orlando (EUA), Dublin (IE) e Dubai (UAE).

jiu-jitsu
Bebel compete desde março de 2022 (Arquivo pessoal)

Incentivo

A mãe e o pai de Bebel, Vanuza Barbosa e Douglas Nabuco, são os maiores fãs e incentivadores da pequena atleta. “Ela é uma menina muito dedicada. Nós três estamos sempre juntos correndo atrás desse sonho”, conta a mãe à reportagem.

Vanuza detalha que um professor de jiu-jitsu que trabalha com Douglas fez o convite para Bebel participar de uma aula. “Nós a incentivamos, pois ela era uma criança sedentária. Ela participou da aula e gostou”, relata.

jiu-jitsu
Bebel sonha em competir internacionalmente (Arquivo pessoal)

Prodígio

Desde então, Bebel tomou gosto pela luta e não parou mais. A primeira competição foi em março de 2022 e até o momento já levou para casa 20 títulos estaduais e nacionais. Fora os vice-campeonatos e medalhas de bronze.

Dentre os destaques estão o Campeonato Estadual 2022 e 2023, Copa Extremo Norte, Desafio Novos Talentos, Pan Americana CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo), MS Cup International, Mundial CBJJD (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo), Copa Grandes Mestres e Bicampeã na Copa Kids CG.

Além disso, foi vice no Brasileiro do Centro-Oeste, Brasileiro CBJJ, Sul-americano CBJJ e Tatame Church
Fightem SP. Agora, Bebel também busca patrocínio para poder custear as despesas com as viagens e competições internacionais. As conquistas podem ser conferidas no Instagram @bebel.anne.