Alguns falarão em exagero e acúmulo excessivo de objetos, outros ficarão admirados com as raridades que Clarindo Gonçalves da Silva, de 80 anos, possui em casa, no bairro Tiradentes, em Campo Grande.

De réplica de canhão a bicicleta de ferro, passando por abajur da década de 50 e até enceradeiras, o aposentado foi mexer com reforma de fogões, até que as pessoas começaram a levar objetos de reciclagem e a varanda dele se transformou num museu abarrotado de relíquias.

Clarindo mostrando que precisou colocar concertina para evitar furtos (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

A “nova profissão”, logo após a aposentadoria, teve origem lá atrás. “Eu servi muitos anos no Exército, como mecânico e aí não tinha ninguém para consertar os fogões lá. Me colocaram para fazer isso um dia, para ver se eu conseguia, se dava certo. E deu, então, sempre que precisava eu também consertava fogões. E aí eu fui trabalhar com isso quando me aposentei, em 1995”, contou Clarindo.

Tenente da reserva, diz que gosta muito de manter as relíquias por perto e que, no início, a esposa não gostava, mas, a insistência em usar os objetos como decoração o fez “ganhar a guerra”.

(Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

“Eu fui decorando a casa, colocando na varanda, lá fora, aí teve um pessoal querendo roubar. Pegaram algumas coisas, então, decidi colocar uma concertina pra ninguém mexer. E aí a decoração também tá combinando com a do meu vizinho, que trabalha com ornamentação. Tenho certeza que é uma vista bem diferente, única na cidade”, disse.

Clarindo também guarda álbuns de fotos do tempo do Exército (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Conforme Clarindo, a decoração na Rua San Martin também inclui a pintura no portão, da bandeira sul-mato-grossense.

“O pessoal olha, pergunta, pede para tirar fotos e, inclusive, estava assistindo um programa noturno, que estava mostrando uma casa que tinha 10 vezes mais coisas que eu…vou começar a aumentar. E a nossa bandeira é para dar um destaque….é criatividade…”, finalizou.

Confira aqui o depoimento do tenente Clarindo: