Amigas, jovens consumidoras de obras sul-mato-grossenses e com um baita currículo, a produtora cultural e estudante Aline Silva Vieira, de 24 anos, e a psicóloga e mestranda em psicologia, Hemilly Rayanne Correa da Silva, de 26 anos, sempre estiveram envolvidas em projeto de livros, leitura e literatura. Assim, quando se viram sozinhas e em busca do mesmo sonho, criaram o Tereré Pytã, que é um podcast inédito em formato de radionovela ou audiodrama, o qual valoriza autores regionais.

Mestre em literatura pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e atualmente cursando Letras, na UFMS (universidade Federal de Mato Grosso do Sul), além de bacharel em artes cênicas, Aline ressalta que o primeiro projeto foi criado em 2014.

“Eu e vários amigos falávamos sobre estes temas em diversas plataformas, até que o grupo foi diminuindo, diminuindo, e ficou só eu e a Hemilly, então, usamos mais o Instagram, TikTok e YouTube para nos comunicarmos com o público e mostrar nossos projetos audiovisuais”, afirmou.

Nome dado ao podcast é relacionado ao Estado (Redes Sociais/Reprodução)

Assim, desde 2020, as amigas iniciaram um documentário, que é o “Entre Parágrafos e Terra Vermelha, Leitura no Mato Grosso do Sul”.

“Nessa época conversamos com leitores, escritores, autores, professores e até político. A partir disso, identificamos algumas questões em relação à literatura local. E aí, em 2021, de 2021 até 2022, conseguimos financiamento pela Lei Aldir Blan e criamos outros dois projetos, que foi o curta-metragem Uma Gatinha Branca e este podcast”, argumentou Aline.

Desta forma, o nome do podcast também ganhou um nome relacionado ao Estado. “O Tereré Pyta é uma junção entre algumas coisas que achávamos que tinham ligação com nosso Estado. Tereré por conta do nosso costume de consumir erva-mate e Pytã porque temos uma forte ligação com a questão indígena, especialmente em Dourados, que foi onde nasceu o projeto. E Pytã significa vermelho, e escolhemos essa palavra por conta da terra vermelha que é característica daqui”, explicou.

Conforme a jovem, o objetivo principal é valorizar a literatura sul-mato-grossense. “A gente adapta contos de autores para estes formatos e, logo depois, fazemos um episódio de discussão sobre temas sensíveis, abordados no conto. E agora conseguimos novo financiamento para produzir a segunda temporada, que terá o nome ‘Crônicas de uma leitura anunciada: trajetórias de leitores no Mato Grosso do Sul’, o nosso novo documentário”, comentou.

Parte do elenco do podcast Tereré Pytã em MS
Parte do elenco do podcast Tereré Pytã em MS (Arquivo Pessoal)

Ainda de acordo com Aline, um novo documentário está prestes a sair. “Ele é intitulado ‘Crônica de uma Leitura Anunciada, Trajetória de Leitores no Mato Grosso do Sul’, que vai falar sobre literatura, então, nosso intuito tem sido tentar trazer este enfoque para a literatura aqui do Estado, porque ela não é valorizada, não é conhecida pelas pessoas aqui de dentro. E existem até estudos indicando isto, então, a gente tenta solucionar estas questões, porque a leitura é muito importante para diversos aspectos da nossa vida”, opinou.

Por fim, Aline comentou a própria tese de mestrado em literatura, o qual falou muito sobre este assunto em sua dissertação. “A leitura pode beneficiar a vida das pessoas, não só na questão de interpretação, mas também na parte mais prática da coisa, então, nosso grande é essa valorização da literatura local e incentivo à leitura. E o formato de rádio-novela é muito muito mais disseminado, você vai lá, escuta, vai lá ver, então, a gente busca fazer esse tipo de trabalho para incentivar e até neste aspecto de escola, para facilitar a vida do professor, por exemplo. É uma ferramenta muito poderosa”, finalizou.

Confira aqui uma rodada de discussão após um episódio de radionovela:

Equipe: Aline Silva Vieira e Hemilly Silva (produtoras), Ana Morais e Grissel Rosa (assistentes de produção), Bárbara Marthelly (microfonista e operadora de câmera); Enrike, Henrique Pimenta e Renata Figueiredo (roteiristas); Ariane Guerra, Markus Chaves, Davi Rocha, Paulo, Hemilly Rayanne e Kayo Eduardo (atores).