‘Adotadas’ por servidores, serpentes adoráveis roubam a cena no TJMS: ‘essa é pequena’

Queridas, serpentes causam rebuliço quando aparecem no TJMS: “São de estimação”, afirmam servidores

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
serpentes tjms 3 (1)
Cobras vivem nos arredores do Tribunal – (Fotos: Reprodução, Fala Povo)

Localizado no meio do Parque dos Poderes, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) é cercado por mata nativa e, consequentemente, por animais que volta e meia repercutem em aparições frequentes. Entre os mais comuns a darem as caras em volta dos prédios estão as jiboias – serpentes de comportamento dócil e não peçonhentas. Essas queridas, inclusive, já ganharam a simpatia de quem trabalha por ali. “São de estimação”, confirmam alguns servidores à reportagem do Jornal Midiamax.

O assunto entrou na pauta na manhã desta terça-feira (15), quando começou a circular em grupos de WhatsApp um vídeo que mostra recente aparição de uma adorável jiboia nos jardins do Tribunal.

A simpática serpente, completamente à vontade e desinibida, foi gravada se acomodando em meio às folhagens de um canteiro. Sua presença logo atraiu holofotes e vários servidores correram para filmá-la.

“Tá gordinha, hein? Essa aqui é pequena, a grandona você não viu não”, comenta um funcionário na gravação. “Ali está meu carro”, diz outra servidora, ao mostrar a proximidade da jiboia com o veículo.

Veja:

Ao menos no vídeo, ninguém parecia com medo. Todos mantiveram a distância adequada e não perturbaram o animal, que estava em seu habitat natural. Segundo os trabalhadores do local, no dia a dia a coisa funciona do mesmo jeito.

Serpentes sempre aparecem no TJMS

O respeito não só à presença das serpentes, mas de todos os animais que por ali transitam, possibilita a boa convivência entre as diversas espécies e os seres humanos – estes que até “adotaram” as jiboias. Conforme os próprios, “elas sempre aparecem”.

De acordo com relatos dos servidores do TJMS, a jiboia do vídeo acima é conhecida e querida por todos. “A gente só observa e ela vai embora, as vezes aparecem umas pequenininhas também. No ano passado, apareceram mais de dez. Teve uma que entrou dentro do prédio do TJ até. Elas não são venenosas, mas ninguém quer chegar muito perto”.

Contudo, apesar da intimidade, os servidores afirmam que não apelidaram as cobras com nenhum nome. Questionados se não sentem medo da presença dessas serpentes, os funcionários que conversaram com a reportagem responderam que não.

“Elas ficam na delas, são microchipadas e monitoradas. Tem biólogos que cuidam, alimentam… Mas aqui é tudo mato, então os bichinhos vêm, né? Quati é o que tem aqui”, reforça uma servidora, destacando a presença de outras espécies no local.

Serpente camuflada em canteiro TJMS - (Foto: Reprodução, Fala Povo)
Serpente camuflada nos jardins do TJMS – (Foto: Reprodução, Fala Povo)

Boa relação com as serpentes no TJMS é exemplo

Não é de hoje que o convívio harmonioso entre serpentes e humanos ganha destaque em Mato Grosso do Sul. Casos como este desfazem o estigma a respeito das cobras e ajudam a preservar o meio ambiente. Animais silvestres devem sempre ser respeitados por cidadãos, mesmo que não estejam em seu habitat natural.

Caso o cidadão se depare com uma jiboia ou qualquer outro animal silvestre, a orientação da PMA (Polícia Militar Ambiental) é manter uma distância segura, não tentar entrar em contato com o animal e nem apreendê-lo.  Além disso, é preciso acionar o Batalhão para as providências cabíveis. O telefone para contato é (67) 9984-5013.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky X e Threads.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

achado não é roubado